Condições de Venda das Opções de Assento
Condições Gerais de Venda de uma Opção de Assento na Classe Economy dos Voos da Air France
Nas presentes Condições de Venda, as expressões e termos abaixo devem ser definidos da seguinte forma: "Air France": Société Air France, sociedade anônima, regida pela legislação francesa com sede social no endereço 45, rue de Paris, F-95747 Roissy CDG Cedex, França, cadastrada na Junta Comercial de Bobigny sob o número 420.495.178. "Assento Duo": assento na Classe Economy nos Voos de Longa Distância (exceto nos voos operados em Boeing 787), localizado nas fileiras com dois assentos. O Assento Duo pode ser reservado individualmente. Os Assentos Duo estão principalmente localizados:
- Na traseira dos Boeing 777, eventualmente próximos aos sanitários ou cozinhas;
- Na dianteira dos Airbus 330 e 340.
"Assento com mais espaço para as pernas": assento na Classe Economy que oferece um espaço para as pernas superior à norma dessa classe e que pode ser reservado por um Cliente nas condições definidas no Presente Documento. O Assento com mais espaço para as pernas pode estar situado:
- No nível das saídas de emergência (exceto para o A340);
- Em determinadas fileiras além das localizadas perto das saídas de emergência.
2.1 Um Cliente pode comprar, mediante disponibilidade, uma Opção de Assento nos Voos da Air France:
- Ao comprar sua passagem on-line;
- Após a compra da passagem, no espaço "Suas Reservas" dos nossos Sites;
- Durante o check-in on-line;
- Em alguns totens interativos ou nos balcões de check-in de certas escalas;
- Na agência da Air France e pela central de atendimento da Air France;
- Na agência de viagem da companhia.
2.2 No caso de uma passagem-prêmio Flying Blue, o Cliente pode reservar uma Opção de Assento após a compra da passagem, no espaço ""Suas Reservas"" e durante o check-in on-line. 2.3 O Cliente, em posse de uma passagem de grupo, pode reservar uma Opção de Assento durante o check-in on-line e em alguns totens interativos ou nos balcões de check-in de certas escalas. 2.4 Nos Voos de Curta Distância e Voos de Média Distância, apenas a Opção de "Assento com mais espaço para as pernas" encontra-se disponível. 2.5 A Opção não pode ser reservada on-line durante a compra da passagem:
- Os Clientes com mobilidade reduzida que necessitam de serviços especiais devem entrar em contato com o serviço Saphir (pela seção “Fale Conosco” dos Sites) antes de proceder à reserva de uma Opção de Assento.
- Para as crianças que viajam sozinhas e desfrutam do serviço Kids Solo, não é possível comprar uma Opção de Assento.
3.1 O pagamento da Opção de Assento pelo Cliente pode ser efetuado por meio de um dos seguintes cartões de crédito: American Express, Mastercard/Eurocard, Visa, Diners, UATP, JCB. 3.2 O pagamento da Opção de Assento pode ser realizado em dinheiro em uma agência da Air France. 3.3 O pagamento da Opção de Assento pode ser realizado por débito de Milhas. Os Clientes titulares de um cartão Flying Blue podem efetuar o pagamento com suas Milhas após a compra da passagem, no espaço ""Suas Reservas"" dos Sites. 3.4 O pagamento da Opção de Assento pode ser realizado por débito de Blue Credits. Os associados bluebiz podem usar seus Blue Credits para reservar uma Opção de Assento no espaço "Suas Reservas" dos nossos Sites. 3.5 A Air France não medirá esforços para respeitar a atribuição da Opção de Assento reservada em conformidade com as presentes Condições. O Cliente fica informado pelo Presente Documento de que a Air France poderá vir a ser forçada, por motivos operacionais ligados a exigências de segurança e/ou proteção, ou irregularidades de funcionamento, a alterar, mesmo depois do embarque, a atribuição das Opções de Assento. Nesta eventualidade, a Air France não assumirá nenhuma responsabilidade e o Preço da Opção de Assento será reembolsado ao Cliente que não pôde usufruir da Opção de Assento reservada de acordo com as condições definidas no Presente Documento, em conformidade com as modalidades abaixo definidas no Artigo 5. 3.6 Uma Opção de Assento reservada por um Cliente é pessoal e não pode ser cedida. 3.7 Uma Opção de Assento reservada por um Cliente pode ser transferida para outro voo. 3.8 A reserva de uma Opção de Assento pelo Cliente pode ser alterada, mediante disponibilidade, visando à compra de outra Opção de Assento, pelo espaço "Suas Reservas" dos Sites. Nesta eventualidade, o Cliente deverá pagar a diferença de Preço entre o Preço da Opção de Assento e o Preço da nova Opção de Assento, se aplicável.
4.1 Ao reservar uma Opção de Assento, o Cliente se compromete a respeitar as condições cumulativas que se seguem: (i) o Cliente deverá ter capacidade de contratar esse serviço; (ii) se o Cliente escolher uma Opção de Assento próxima às saídas de emergência, ele deverá ser capaz de ajudar em caso de evacuação. Portanto, deve atender aos critérios de atribuição definidos pela regulamentação aérea: essa Opção de Assento é reservada aos passageiros com facilidade para se movimentar e aptos a entender as instruções relativas à segurança. Esta medida, tomada com o objetivo de facilitar o acesso rápido às saídas de emergência em caso de emergência, exclui a atribuição dos Assentos com mais espaço para as pernas principalmente às seguintes pessoas:
- Passageiros com mobilidade reduzida (que viajem com um animal ou não);
- Mulheres grávidas;
- Passageiros cuja corpulência (circunferência da cintura superior a 135 cm) pode ser suscetível de dificultar o acesso às saídas de emergência;
- Os bebês e crianças de até 11 anos;
- As crianças que viajam sozinhas e desfrutam do serviço Kids Solo, independentemente da idade;
- Passageiros que viajam com um animal na cabine;
- Passageiros que não dominam o idioma francês nem o inglês.
5.1 O Cliente que reservou uma Opção de Assento poderá obter o reembolso do Preço da Opção de Assento apenas nas hipóteses a seguir:
- O voo no qual havia reservado uma Opção de Assento foi cancelado e ela não pôde ser desfrutada no voo de substituição;
- A Opção de Assento não lhe foi atribuída pela Air France por motivos operacionais ligados a irregularidades de funcionamento, exigências de segurança e/ou proteção;
- O Cliente comprou uma tarifa Flex e cancelou, a seu pedido, a viagem completa.
Os associados Flying Blue desfrutam das condições abaixo se se identificarem como tais, pelo seu número de membro, durante a compra da passagem.
- Os associados Flying Blue Platinum ou Club 2000* da AIR FRANCE e KLM podem reservar gratuitamente uma Opção de Assento.
- Os membros Flying Blue Gold da AIR FRANCE e da KLM podem reservar gratuitamente uma Opção de Assento a partir de 72 horas antes do voo.
- Os membros Flying Blue Silver da AIR FRANCE e da KLM podem reservar gratuitamente uma Opção de Assento a partir de 24 horas antes do voo.
Se não se identificaram como tais no momento da compra da passagem, os associados Flying Blue não poderão desfrutar das condições acima. *Ou Skipper
A Air France não será responsabilizada nem considerada como tendo desrespeitado os seus deveres em caso de inexecução de todo ou parte das prestações de serviço objetos do Presente Documento devido a um caso de força maior como definido ou interpretado pela jurisprudência francesa. Nesta eventualidade, o Cliente não poderá solicitar nenhuma indenização, ressarcimento ou compensação por danos diretos ou indiretos sofridos pelo não fornecimento desses serviços.
A Air France reserva-se o direito de proceder a alterações no Presente Documento a qualquer momento. As compras de Opção estarão sujeitas às Condições Gerais de Venda vigentes durante a reserva, a menos que uma mudança nessas Condições Gerais de Venda seja exigida por lei ou uma autoridade governamental (neste caso a mudança também se aplicará a todos os pedidos já passados).
As presentes Condições Gerais de Venda estão sujeitas à legislação francesa. Em caso de litígio, os tribunais franceses serão a única autoridade competente, salvo indicação em contrário comunicada nas Condições Gerais de Venda.
Condições Gerais de Venda de um Assento Padrão na Classe Economy dos Voos da Air France
2.1 Um Cliente pode comprar, mediante disponibilidade, uma Opção de Assento Padrão nos Voos da Air France até 30h antes da saída:
- Ao comprar sua passagem on-line;
- Após a compra da passagem, no espaço "Suas Reservas" dos Sites ou no aplicativo da Air France;
- Na agência da Air France e pela central de atendimento da Air France;
- Na agência de viagem da companhia.
Alguns Clientes podem reservar um Assento Padrão no momento da compra da passagem ou após a compra da passagem, no espaço "Suas Reservas" dos Sites, até 30h antes da saída do voo. Até 30h antes do voo, a possibilidade de reservar um Assento Padrão é gratuita (para mais informações consulte o Artigo 5, "Condições de Reembolso"). 2.2 A Opção de Assento não pode ser reservada on-line durante a compra da passagem: Os Clientes com mobilidade reduzida que necessitam de serviços especiais devem entrar em contato com o serviço Saphir (pela página "Fale Conosco" dos Sites) antes de proceder à reserva de um Assento Padrão.
3.1 O pagamento de uma Opção de Assento Padrão pelo Cliente pode ser efetuado por meio de um dos seguintes cartões de crédito: American Express, Mastercard/Eurocard, Visa, Diners, UATP, JCB. 3.2 O pagamento da Opção de Assento Padrão pode ser realizado em dinheiro em uma agência da Air France. 3.3 O pagamento da Opção de Assento Padrão pode ser realizado por débito de Milhas. Os Clientes titulares de um cartão Flying Blue podem efetuar o pagamento com suas Milhas após a compra da passagem, no espaço "Suas Reservas" do nosso site. 3.4 O pagamento da Opção de Assento Padrão pode ser realizado por débito de Blue Credits. Os associados bluebiz podem usar seus Blue Credits para reservar um Assento Padrão no espaço "Suas Reservas" dos nossos Sites.
5.1 O Cliente que reservou um Assento Padrão poderá obter o reembolso do Preço do Assento Padrão apenas nas hipóteses a seguir:
- O voo no qual havia reservado um Assento Padrão foi cancelado e o mesmo número de Assento Padrão ou um Assento Padrão equivalente não pôde ser desfrutado no voo de substituição;
- O mesmo número de Assento Padrão ou um Assento Padrão equivalente não lhe foi atribuído pela Air France por motivos operacionais ligados a irregularidades de funcionamento, exigências de segurança e/ou proteção.
A Air France não será responsabilizada nem considerada como tendo desrespeitado os seus deveres em caso de inexecução de todo ou parte das prestações de serviço objetos do Presente Documento devido a um caso de força maior como definido ou interpretado pela jurisprudência francesa. Nesta eventualidade, o Cliente não poderá solicitar nenhuma indenização, ressarcimento ou compensação por danos diretos ou indiretos sofridos pelo não fornecimento desses serviços.
A Air France reserva-se o direito de proceder a alterações no Presente Documento a qualquer momento. As compras de Opção estarão sujeitas às Condições Gerais de Venda vigentes durante a reserva, a menos que uma mudança nessas Condições Gerais de Venda seja exigida por lei ou uma autoridade governamental (neste caso a mudança também se aplicará a todos os pedidos já passados).
As presentes Condições Gerais de Venda estão sujeitas à legislação francesa. Em caso de litígio, os tribunais franceses serão a única autoridade competente, salvo indicação em contrário comunicada nas Condições Gerais de Venda.
Condições gerais de venda da opção “assento livre” e da opção “meu espaço pessoal” nos voos da Air France na Classe Economy
Nas presentes Condições de Venda, as expressões e termos abaixo devem ser definidos da seguinte forma: "Air France": Société Air France, sociedade anônima, regida pela legislação francesa com sede social no endereço 45, rue de Paris, F-95747 Roissy CDG Cedex, França, cadastrada na Junta Comercial de Bobigny sob o número 420.495.178. "Cliente": pessoa física, maior, que reservou um Voo de Longa Distância na Classe Economy ou um Voo de Curta ou Média Distância na Classe Economy titular de uma passagem eletrônica e pretendendo reservar uma Opção de Assento. Recomenda-se que as pessoas com mobilidade reduzida que necessitem de serviços especiais e, principalmente, mais espaço para as pernas, entrem em contato com o serviço Saphir (pela seção "Fale Conosco" do nosso site) antes de proceder à reserva de uma Opção de Assento. "Classe Business": zona da aeronave reservada aos Clientes que pagaram a tarifa Business. "Classe Economy": zona da aeronave reservada aos Clientes que pagaram a tarifa Economy. "Classe Premium": zona da aeronave situada entre a Classe Business e a Classe Economy e reservada aos clientes que pagaram a tarifa Premium. ""Condições Gerais de Venda"" ou ""Condições"" ou ""Presente Documento"": as presentes Condições que definem as Condições de Venda de uma Opção de Assento "Opção Assento Livre" ou "Opção Meu Espaço Pessoal" ou "Opção de Assento": possibilidade dada ao Cliente de reservar um ou vários "Assentos Livres" e "Meu Espaço Pessoal" nas condições definidas no Presente Documento, sob reserva de disponibilidades. "Preço": preço TTC em euros* por pessoa para se beneficiar de uma Opção de Assento. O preço da reserva da Opção de Assento depende da Opção de Assento escolhida pelo Cliente e varia em função da data da viagem, do destino e da localização do assento no avião. O preço será indicado no momento da compra. Após a compra, um e-mail de confirmação será enviado ao Cliente. *Ou o equivalente em moeda local nos Sites internet; tarifa arredondada em função da taxa cambial das divisas, revisada duas avezes por ano. “Assento Livre”: um ou vários assentos na classe Economy bloqueados por um cliente em complemento de seu assento atribuído, permitindo viajar com mais intimidade. O cliente não se beneficia exclusivamente dos assentos bloqueados, que também poderão beneficiar outros clientes sentados na mesma fileira. “Meu Espaço Pessoal”: todos os assentos de uma mesma fileira (assentos não separados por corredor) na classe Economy bloqueados por um cliente em complemento de seu assento atribuído, permitindo-lhe viajar com mais intimidade, espaço e conforto para seu uso pessoal. "Sites internet": os sites da Air France, acessíveis pelo endereço www.airfrance.com "Voo da Air France": Voo de Longa Distância, Voo de Média Distância e Voo de Curta Distância com um número de voo Air France e operados por ela, que permitem reservar uma Opção de Assento. "Voo de Curta Distância": Voo de Curta Distância com um número de voo AF e operado pela Air France, que dá a possibilidade de reservar uma Opção de Assento. "Voo de Longa Distância": Voo de Longa Distância com número de voo AF e operado pela Air France, que dá a possibilidade de reservar uma Opção de Assento. « Voo de Média Distância": Voo de Média Distância com número de voo AF e operado pela Air France, que dá a possibilidade de reservar uma Opção de Assento.
2.1 Um Cliente pode comprar, mediante disponibilidade, uma Opção de Assento nos Voos da Air France:
- durante o check-in on-line,
- logo na abertura do check-in, no espaço "Suas Reservas" dos nossos Sites internet.
2.2 No caso de uma passagem prime Flying Blue, o Cliente pode reservar uma Opção de Assento ao fazer seu check-in on-line.
2.3 O Cliente, detentor de passagem de grupo, pode reservar uma Opção de Assento no momento de seu check-in on-line.
2.4. A Opção de Assento "Meu Espaço Pessoal" não pode ser reservada para crianças viajando sozinhas ou Kid Solo
3.1 O pagamento da Opção de Assento pelo Cliente pode ser efetuado por meio de um dos seguintes cartões de crédito: American Express, Mastercard/Eurocard, Visa, Diners, UATP e JCB. 3.2. O pagamento da Opção de Assento pode ser realizado por dedução de Milhas para os Clientes titulares de cartão Flying Blue. 3.3. O pagamento da Opção de Assento pode ser realizado por dedução de Blue Credits. Os associados bluebiz podem usar seus Blue Credits para reservar uma Opção de Assento no espaço "Suas Reservas" dos nossos Sites internet. 3.4. A Air France não medirá esforços para respeitar a atribuição da Opção de Assento que terá sido reservada de acordo com as presentes Condições. Pelo Presente Documento, o Cliente fica informado de que a Air France poderá vir a ser forçada, por motivos operacionais ligados a exigências de segurança e/ou proteção, ou irregularidades de funcionamento, a alterar, mesmo depois do embarque, a atribuição das Opções de Assento. Neste caso, a responsabilidade da Air France não poderá ser comprometida, e o Cliente que não pôde usufruir da Opção de Assento reservada de acordo com as condições aqui determinadas, receberá o reembolso do Preço da Opção de Assento segundo as modalidades definidas no artigo 5 abaixo. 3.5. Uma Opção de Assento reservada por um Cliente é pessoal e não cessível. 3.6. Uma Opção de Assento reservada por um Cliente não pode ser transferida para outro voo. 3.7. A reserva de uma Opção de Assento pelo Cliente não pode ser modificada pela compra de outra Opção de Assento no mesmo voo.
4.1 Ao reservar uma Opção de Assento, o Cliente deverá ter a capacidade para contratar. 4.2. Ao reservar uma Opção de Assento, o Cliente se compromete a fornecer à Air France informações exatas e a não realizar nenhuma reserva caso não preencha as condições definidas no Presente Documento. Caso contrário, a Air France será levada a atribuir um outro assento ao Cliente. 4.3. O Cliente só pode reservar uma Opção de Assento para si próprio ou para outra pessoa que o autorizou, por procuração, a reservar uma Opção de Assento em seu nome e por sua conta, sendo designada a seguir "Passageiro Mandante". Neste último caso, considera-se que o Passageiro Mandante leu e aceitou as presentes Condições; o Cliente assegura o cumprimento da totalidade das presentes Condições por parte do Passageiro Mandante. 4.4. A Opção de Assento é vinculada a um número de voo da Air France e deve ser usada no dia da partida do voo no qual o Cliente comprou uma Opção de Assento. 4.5. A Opção de Assento comprada por um Cliente não é reembolsável, salvo nos casos listados no artigo 5, "Condições de Reembolso".
O Cliente que reservou uma Opção de Assento poderá obter o reembolso do Preço da Opção de Assento apenas nas hipóteses a seguir:
- o voo no qual ele havia reservado uma Opção de Assento foi cancelado e não é possível usá-la no voo de substituição,
- a Opção de Assento não lhe foi atribuída pela Air France, por motivos operacionais ligados a irregularidades de funcionamento, exigências de segurança e/ou de proteção,
- o Cliente comprou uma tarifa Flex e cancelou, a seu pedido, a viagem completa.
A Air France não será responsabilizada nem considerada descumpridora de seus deveres em caso de inexecução de todo ou parte das prestações de serviço objetos do Presente Documento devido a um caso de força maior como definido ou interpretado pela jurisprudência francesa. Nesta eventualidade, o Cliente não poderá solicitar qualquer indenização, ressarcimento ou compensação por danos diretos ou indiretos sofridos pelo não fornecimento desses serviços.
A Air France reserva-se o direito de realizar alterações no Presente Documento a qualquer momento. As compras de Opção estarão sujeitas às Condições Gerais de Venda vigentes durante a reserva, a menos que alguma mudança nessas Condições Gerais de Venda seja exigida por lei ou por uma autoridade governamental (neste caso a mudança também se aplicará a todos os pedidos já passados).
As presentes Condições Gerais de Venda submetem-se à legislação francesa. Em caso de litígio, os tribunais franceses serão a única autoridade competente, salvo indicação em contrário comunicada nas Condições Gerais de Venda.
Condições gerais de venda de um assento Premium na Classe Premium dos voos da Air France
Nas presentes Condições de Venda, as expressões e termos abaixo devem ser definidos da seguinte forma:
"Air France": Société Air France, sociedade anônima, regida pela legislação francesa com sede social no endereço 45, rue de Paris, F-95747 Roissy CDG Cedex, França, cadastrada na Junta Comercial de Bobigny sob o número 420.495.178.
"Cliente": pessoa física, maior de idade, com uma reserva na Classe Premium de um Voo da Air France em posse de uma passagem eletrônica e que pretende reservar um Assento Premium. Recomenda-se que as pessoas com mobilidade reduzida que necessitem de serviços especiais entrem em contato com o serviço Saphir (pela seção "Fale Conosco" dos Sites) antes de proceder à reserva de um Assento Premium.
"Classe Business": zona da aeronave reservada aos Clientes que pagaram uma tarifa Business.
"Classe Economy": zona da aeronave reservada aos Clientes que pagaram uma tarifa econômica.
"Classe Premium": zona da aeronave reservada aos Clientes que pagaram uma tarifa Premium.
"Condições Gerais de Venda" ou "Condições" ou "Presente Documento": as presentes Condições que definem as Condições de Venda de um Assento Padrão.
"Opção de Assento Premium": possibilidade oferecida ao Cliente de reservar um Assento Premium nas condições definidas no Presente Documento e mediante disponibilidade.
"Preço": preço com todos os impostos incluídos em euros* por pessoa para a reserva de um Assento Premium. O preço do Assento Premium varia de acordo com a data da viagem, o destino e o lugar do assento no avião. O Preço será indicado durante a compra e após a compra um e-mail de confirmação será enviado ao Cliente.
*Ou o equivalente na moeda local nos sites; a tarifa é arredondada em função da taxa de câmbio das moedas, revista duas vezes por ano.
"Assento Premium"span>: qualquer assento da classe Premium.
"Voos da Air France": Voo de Longa Distância com um número de voo AF e operado pela Air France, que oferece a possibilidade de reservar um Assento Premium.
2.1 Um Cliente pode comprar, mediante disponibilidade, uma Opção de Assento Premium nos Voos da Air France até 30h antes da partida:
- Ao comprar sua passagem on-line;
- Após a compra da passagem, no espaço "Suas Reservas" dos Sites;
- Na agência da Air France e pela central de atendimento da Air France;
- Na agência de viagem da companhia.
Alguns Clientes podem reservar um Assento Premium no momento da compra da passagem ou após a compra da passagem, no espaço "Suas Reservas" dos Sites, até 30h antes da saída do voo. Até 30h antes do voo, a possibilidade de reservar um Assento Premium é gratuita (para mais informações consulte o Artigo 5, "Condições de Reembolso").
2.2 A Opção de Assento Premium não pode ser reservada on-line durante a compra da passagem para os Clientes com mobilidade reduzida que necessitem de serviços especiais e que devam falar com o serviço Saphir (pela página "Fale Conosco" dos Sites) antes de reservar um Assento Premium.
3.1 O pagamento da Opção de Assento Premium pelo Cliente pode ser efetuado por meio de um dos seguintes cartões de crédito: American Express, Mastercard/Eurocard, Visa, Diners, UATP, JCB.
3.2 O pagamento da Opção de Assento Premium pode ser realizado em dinheiro em uma agência da Air France.
3.3 O pagamento da Opção de Assento Premium pode ser realizado por débito de Milhas. Os Clientes titulares de um cartão Flying Blue podem efetuar o pagamento com suas Milhas após a compra da passagem, no espaço "Suas Reservas" do nosso site.
3.4 O pagamento da Opção de Assento Premium pode ser realizado por débito de Blue Credits. Os associados bluebiz podem usar seus Blue Credits para reservar um Assento Premium no espaço "Suas Reservas" dos nossos Sites.
4.1 A Air France não medirá esforços para respeitar a atribuição do Assento Premium que terá sido reservado de acordo com as presentes Condições. O Cliente fica informado pelo Presente Documento de que a Air France poderá vir a ser forçada, por motivos operacionais ligados a exigências de segurança e/ou proteção, ou irregularidades de funcionamento, a alterar, mesmo depois do embarque, a atribuição do Assento Premium. Neste caso, a responsabilidade da Air France não poderá ser comprometida, e o Cliente que não pôde usufruir do mesmo número de Assento Premium reservado inicialmente de acordo com as condições aqui determinadas receberá o reembolso do Preço do Assento Premium segundo as modalidades definidas no artigo 5 abaixo.
4.2 Um Assento Premium reservado por um Cliente é pessoal e não pode ser cedido.
4.3 A reserva de um Assento Premium pelo Cliente pode ser alterada, mediante disponibilidade, visando à compra de outro Assento Premium, ou ainda para ser transferida em outro voo. O Cliente deverá pagar a diferença de preço se aplicável. Para proceder a essas modificações, o Cliente pode fazê-lo on-line (seção "Suas Reservas"), na agência da Air France ou em seu ponto de venda de costume.
4.4 O Cliente só pode reservar um Assento Premium para si mesmo ou para uma outra pessoa que o tiver devidamente autorizado por procuração a reservar um Assento Premium em seu nome e por sua própria conta. Essa pessoa é denominada "Passageiro Mandante". Neste último caso, o Passageiro Mandante deve ter tomado conhecimento e aceitado as presentes Condições; o Cliente deve garantir o respeito da totalidade das presentes Condições por parte do Passageiro Mandante.
4.5 A Opção de Assento Premium é associada a um número de voo da Air France e deve ser usada no dia da saída do voo para o qual o Cliente comprou uma Opção de Assento Premium, salvo se alteração por parte do Cliente.
4.6 A Opção de Assento Premium comprada por um Cliente não é reembolsável, salvo nos casos listados no artigo 5, "Condições de Reembolso".
4.7 O Cliente associado do programa de fidelidade Flying Blue acumula Milhas e XP na compra de uma Opção de Assento Premium.
5.1 O Cliente que reservou um Assento Premium poderá obter o reembolso do Preço do Assento Premium apenas nas hipóteses a seguir:
- O voo no qual havia reservado um Assento Premium foi cancelado e o mesmo número de Assento Premium ou um Assento Premium equivalente não pôde ser desfrutado no voo de substituição;
- O mesmo número de Assento Premium ou um Assento Premium equivalente não lhe foi atribuído pela Air France por motivos operacionais ligados a irregularidades de funcionamento, exigências de segurança e/ou proteção.
5.2 O Cliente não poderá obter o reembolso do Preço do Assento Premium se esse Assento fizer parte da sua tarifa. Neste caso, o Cliente não poderá obter o reembolso mesmo se o Assento Premium reservado gratuitamente não estiver mais disponível na hora da viagem (incluindo em caso de irregularidades e/ou motivos operacionais).
5.3 O Cliente que reservou um Assento Premium não poderá obter o reembolso do Preço do Assento Premium caso receba um upgrade gratuito na Classe Business.
5.5 O Cliente poderá solicitar o reembolso do Preço da Opção de Assento Premium preenchendo uma reclamação on-line acessível na página "Fale Conosco" dos Sites.
6.1 Os Clientes associados Flying Blue Platinum da AIR FRANCE e KLM, com um cartão Club 2000*, um cartão Flying Blue Gold da AIR FRANCE e KLM ou um cartão Flying Blue Silver da AIR FRANCE e KLM podem reservar um Assento Premium gratuitamente, contanto que tenham se identificado como tais durante a reserva. Esta gratuidade aplica-se também aos seus companheiros de viagem que constam no mesmo dossiê de reserva. Se não se identificarem como Clientes associados Flying Blue na hora da compra da passagem, eles poderão reservar um Assento Premium pela tarifa definida no Presente Documento.
*Ou Skipper
Condições Gerais de Venda de um Assento Business na classe Business dos voos da Air France
2.1 Em função da disponibilidade, um Cliente pode comprar uma Opção de Assento Business nos Voos da Air France até 30 horas antes da partida:
- Ao comprar sua passagem on-line;
- Após a compra da sua passagem, na seção "Suas Reservas" dos Sites;
- Em uma agência da Air France e pelos call centers da Air France;
- Em sua agência de viagem.
Certos Clientes podem reservar um Assento Business no momento da compra da passagem ou, após a compra da passagem, na seção "Suas Reservas" dos Sites até 30 horas antes do voo. A partir de 30 horas antes do horário do voo, a possibilidade de reservar um Assento Business é gratuita. (Para mais informações, consulte o artigo 5. Condições de Reembolso). 2.2 A Opção de Assento Business não pode ser reservada on-line no momento da compra da passagem para Clientes com mobilidade reduzida que necessitem de serviços especiais e que devam contatar o serviço Saphir (pela página "Fale Conosco" dos Sites) antes de reservar um Assento Business.
3.1 O pagamento de uma Opção de Assento Business pelo Cliente pode ser efetuado por qualquer um dos cartões de crédito a seguir: American Express, Mastercard/Eurocard, Visa, Diners, UATP e JCB. 3.2 O pagamento da Opção de Assento Business pode ser efetuado em dinheiro em uma agência da Air France. 3.3 O pagamento da Opção de Assento Business pode ser efetuado por débito de Milhas. Clientes titulares de um cartão Flying Blue podem pagar com suas Milhas após a compra da passagem, na seção "Suas Reservas" de nossos Sites. 3.4 O pagamento da Opção de Assento Business pode ser efetuado por débito de Blue Credits. Os membros bluebiz podem usar seus Blue Credits para reservar um Assento Business na seção "Suas Reservas" de nossos Sites.
4.1 A Air France não medirá esforços para respeitar a atribuição do Assento Business que foi reservado de acordo com estas Condições. O Cliente fica informado de que a Air France poderá ser forçada, por motivos operacionais ligados a exigências de segurança e/ou proteção, ou devido a irregularidades operacionais, a alterar a atribuição do Assento Business, inclusive após o embarque. Neste caso, a Air France não poderá ser responsabilizada, e o Cliente que não puder viajar com o número de Assento Business inicialmente reservado de acordo com as Condições aqui estabelecidas receberá o reembolso do Preço do Assento Business conforme as modalidades definidas no artigo 5 abaixo. 4.2 Um Assento Business reservado por um Cliente é pessoal e intransferível. 4.3 A reserva de um Assento Business por um Cliente pode ser alterada para comprar outro Assento Business, mediante disponibilidade, ou ser remarcada para outro voo. O Cliente deverá pagar a diferença de preço se aplicável. O Cliente poderá efetuar essas mudanças on-line (seção "Suas Reservas"), em uma agência da Air France ou em seu ponto de venda de costume. 4.4 O Cliente que reservar um Assento Business somente pode fazê-lo em seu próprio nome ou em nome de uma pessoa que o tenha devidamente autorizado a reservar um Assento Business em seu nome e por sua conta, doravante denominada "Passageiro Mandatário". Neste último caso, considera-se que o Passageiro Mandatário leu e aceitou estas Condições, e o Cliente garante que o Passageiro Mandatário respeitará todas essas Condições. 4.5 A Opção de Assento Business está associada a um número de voo da Air France e deve ser utilizada no dia da partida do voo para o qual o Cliente comprou uma Opção de Assento Business, exceto em caso de mudança por parte do Cliente. 4.6 A Opção de Assento Business comprada por um Cliente não é reembolsável, exceto nas situações previstas no artigo 5. Condições de Reembolso. 4.7 Um cliente membro do programa de fidelidade Flying Blue ganha Milhas e XP para a compra de uma Opção de Assento Business.
6.1 Os Clientes membros Flying Blue Platinum da AIR FRANCE e KLM, titulares de um cartão Club 2000*, um cartão Flying Blue Gold da AIR FRANCE e KLM, um cartão Flying Blue Silver da AIR FRANCE e KLM podem reservar um Assento Business gratuitamente, desde que se tenham identificado como tais no momento da reserva. Essa gratuidade também se aplica a seus companheiros de viagem incluídos no mesmo dossiê de reserva. Se eles não tiverem se identificado como Clientes membros do Flying Blue no momento da compra da passagem, podem reservar um Assento Business pela tarifa aqui definida. *Ou Skipper 6.2 Os Clientes que pagaram uma passagem de tarifa Flex podem reservar um Assento Business gratuitamente. 6.3 Os Clientes com mobilidade reduzida, declarados como tal aos nossos serviços, podem reservar um Assento Business gratuitamente. 6.4 Um Assento Business pode ser reservado gratuitamente para as crianças que viajam sozinhas e desfrutam do serviço Kids Solo. 6.5 Para as famílias que viajam com crianças (até 11 anos de idade) serão atribuídos Assentos Business gratuitamente no mais tardar 2 dias antes da partida do voo. A Air France não medirá esforços para proporcionar às famílias assentos lado a lado, se todos os membros da família estiverem incluídos no mesmo dossiê de reserva. A localização dos Assentos Business será comunicada no momento da emissão dos cartões de embarque. 6.6 OS Clientes que viajam no âmbito de um contrato corporativo (excluindo-se as contas BlueBiz). Para viagens em voos de curta e média distâncias, a escolha do Assento Business também é gratuita a qualquer momento para os passageiros que tenham comprado uma passagem de tarifa Standard ou Flex.
Condições de reserva de uma opção de assento nos voos da KLM
1.1 Os voos intercontinentais KLM e os voos europeus KLM operados com Boeings 737 dispõem de assentos Economy Comfort no espaço Economy Comfort da Classe Econômica, assentos com mais espaço para as pernas e assentos preferenciais na Classe Econômica. A reserva de um desses assentos implica um custo a ser pago e está sujeita a disponibilidade.
2.1 Um Cliente pode reservar um Opção de Assento em certos voos da KLM:
- ao comprar sua passagem on-line;
- após a compra da passagem, no espaço "Suas reservas" de nosso site;
- ao efetuar o check-in on-line (e emitir seu cartão de embarque);
- em alguns terminais interativos ou nos balcões de check-in de certas escalas.
No caso de uma passagem-prêmio Flying Blue, o Cliente pode reservar uma Opção de Assento após a compra da passagem, no espaço "Suas reservas" e durante o check-in on-line. O Cliente, em posse de uma passagem de grupo, pode reservar uma Opção de Assento durante o check-in on-line e em certos terminais interativos ou nos balcões de check-in de determinadas conexões. 2.2 O pagamento da Opção de Assento pode ser efetuado pelo Cliente por meio de um dos cartões de crédito a seguir: American Express, Mastercard/Eurocard, Visa, Diners, UATP, JCB. 2.3 Os associados BlueBiz podem usar seus Blue Credits para pagar a Opção de Assento. 2.4 Os associados Flying Blue Platinum podem reservar gratuitamente um assento Economy Comfort, um assento com mais espaço para as pernas ou um assento preferencial. Os associados Flying Blue Gold e Silver podem reservar um assento Economy Comfort, um assento com mais espaço para as pernas ou um assento preferencial com desconto. Para tanto, os clientes devem se identificar como associados Flying Blue. Em todos os outros casos, esses associados Flying Blue podem reservar um assento Economy Comfort, um assento com mais espaço para as pernas ou um assento preferencial pela tarifa normal. 2.5 Fazemos todo o nosso possível para atender ao seu pedido de atribuição de um assento Economy Comfort, um assento com mais espaço para as pernas ou um assento preferencial. Entretanto, reservamo-nos o direito de atribuir ou alterar a atribuição a qualquer momento de um assento Economy Comfort, um assento com mais espaço para as pernas ou um assento preferencial, mesmo após o embarque na aeronave, por motivos operacionais, de segurança ou proteção. A decisão final será tomada pela equipe do check-in e a tripulação operacional, no dia do voo. 2.6 A fim de poder comprar um assento Economy Comfort, um assento com mais espaço para as pernas ou um assento preferencial, você deve se certificar de que possui a autoridade legal para concluir este acordo e, na sequência, respeitar os termos e condições desse acordo. 2.7 Além disso, você deve atestar que todas as informações fornecidas para o pedido de um assento em particular são exatas e que você não procede a nenhuma reserva do tipo especulativo, falso ou fraudulento. Você também deve atestar que a reserva é efetuada em seu próprio nome ou para outra pessoa que o(a) tenha autorizado para este fim. A pessoa em questão também deverá cumprir os requisitos expostos no parágrafo 2.1.
3.1 Se um assento Economy Comfort, um assento com mais espaço para as pernas ou um assento preferencial não lhe foi atribuído, é possível obter um reembolso correspondente ao valor pago pela opção escolhida, para a parte em causa da viagem. Condições a serem preenchidas para obter o reembolso de uma Opção de Assento: — você foi transferido(a) para outro voo:
- a seu pedido e você comprou uma Opção Assento em seu novo voo;
- pela KLM, por motivos de ordem operacional ou porque cancelamos seu voo;
- porque perdeu seu voo de conexão depois de chegar com um voo KLM e um assento Economy Comfort, um assento com mais espaço para as pernas ou um assento preferencial não lhe foi atribuído no voo alternativo;
— nós alteramos o tipo de aeronave e não havia assentos Economy Comfort, assentos com mais espaço para as pernas ou assentos preferenciais disponíveis no voo alternativo; — exercemos o nosso direito de atribuir ou alterar a atribuição de seu assento Economy Comfort, seu assento com mais espaço para as pernas ou seu assento preferencial antes ou depois do embarque por motivos de ordem operacional, de segurança ou proteção. 3.2 Você poderá solicitar o reembolso do Preço da Opção de Assento escolhida preenchendo uma reclamação on-line, acessível na seção Fale conosco de nosso site. 3.3 Nenhum reembolso será possível se a sua situação não se encaixa nos critérios citados acima.
4.1 ASSENTOS ECONOMY COMFORT Esse serviço propõe assentos Economy Comfort quando esta opção está disponível. Com exceção do espaço adicional para as pernas e de uma inclinação maior do encosto, os serviços no espaço Economy Comfort são idênticos aos da Classe Econômica. As refeições, por exemplo, seguem o padrão da Classe Econômica. 4.2 ASSENTOS COM MAIS ESPAÇO PARA AS PERNAS Esse serviço propõe assentos com mais espaço para suas pernas na Classe Econômica quando esta opção está disponível. Nenhuma outra característica diferencia este produto dos outros produtos da Classe Econômica. As refeições, por exemplo, seguem o padrão da Classe Econômica. Informamos que durante seu voo passageiros podem estar sentados em frente aos Assentos com mais espaço para as pernas. 4.3 ASSENTOS PREFERENCIAIS Esse serviço propõe assentos preferenciais na Classe Econômica quando esta opção está disponível. Os assentos preferenciais estão situados no lado da janela ou do corredor, logo atrás do espaço Economy Comfort, mas também em fileira de 2 assentos. Informamos que determinados assentos deste tipo não podem se inclinar totalmente. Nenhuma outra característica diferencia este produto dos outros produtos da Classe Econômica. As refeições, por exemplo, seguem o padrão da Classe Econômica.