Política de Privacidade
Nossos compromissos em termos de proteção da vida privada
A Air France está empenhada em oferecer a seus clientes uma experiência de viagem única, no respeito e na proteção da vida privada de cada um. Assim, nossa Política de Privacidade foi criada para ajudá-lo a entender melhor como usamos seus dados pessoais, os meios de proteção implementados e como você pode exercer seus direitos. • Sempre processamos seus dados de acordo com as regras de proteção de dados da UE e as outras legislações aplicáveis em termos de privacidade, a fim de protegê-los de todo e qualquer acesso não autorizado e garantir a segurança das transferências de dados. • Somos transparentes quanto à maneira como usamos os dados que coletamos. • Explicamos claramente como você se beneficia ao compartilhar seus dados conosco e adaptamos nossa comunicação às suas necessidades e preferências. • Fazemos isso em uma linguagem fácil de ser entendida e durante toda a viagem com a Air France e suas companhias aéreas parceiras. • Damos-lhe controle sobre seus dados e usamos seu feedback para melhorarmos continuamente. • Garantimos a segurança dos seus dados. No caso pouco provável de violação dos seus dados, agiremos para interromper o vazamento o quanto antes e o informaremos imediatamente. • Se precisarmos compartilhar seus dados fora da nossa organização, para que eles possam nos ajudar a prestar-lhe serviços e entender melhor suas necessidades, isso estará explicitamente declarado em nossa Política de Privacidade. Não vendemos nem alugamos seus dados pessoais a nenhuma organização externa sem o seu consentimento. • Somos dignos de confiança para o processamento dos seus dados e adotamos medidas a fim de proteger seus dados pessoais e mantê-los seguros.
Proteção dos seus dados pessoais
No âmbito do uso dos seus serviços e, particularmente, dos serviços acessíveis em seu site ou seus aplicativos móveis, a AIR FRANCE, na qualidade de responsável pelo processamento, coleta e processa dados pessoais que lhe dizem respeito. A presente Política de Privacidade ("Política") aplica-se a todos os dados que processamos quando, entre outros, você faz uma reserva, compra uma passagem, viaja conosco, compra ou usa nosso leque de serviços, visita nosso site, usa nossos aplicativos móveis, ou quando interage conosco pelos diversos canais que disponibilizamos. É importante que você tome conhecimento dessa Política, bem como de qualquer outra política de privacidade que possamos vir a lhe enviar – como a Política de Privacidade do Flying Blue se fizer parte do nosso programa de fidelidade –, para que fique plenamente informado sobre os processamentos de dados pessoais que lhe dizem respeito, os meios aplicados para protegê-los e as modalidades segundo as quais você pode exercer seus direitos. A presente Política não é um contrato e não acarreta nenhuma obrigação contratual.
Como o respeito à privacidade é uma das nossas principais preocupações e está no centro da experiência que desejamos oferecer por meio do uso dos nossos serviços, comprometemo-nos a garantir um alto nível de proteção para os dados pessoais dos nossos clientes, clientes em potencial, usuários do nosso site ou nossos aplicativos móveis e, de modo mais geral, qualquer pessoa envolvida em nossas operações de processamento. Comprometemo-nos a cumprir as regulamentações aplicáveis a todos os processamentos de dados pessoais que implementamos, em particular as disposições da Lei francesa "Informática e Liberdades" de 6 de janeiro de 1978 emendada, e do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (Regulamento da UE 2016/679) ou "RGPD". Mais especificamente, estamos comprometidos com os seguintes princípios:
Seus dados pessoais são processados de forma lícita, leal e transparente (licitude, lealdade, transparência). Seus dados pessoais são coletados para finalidades determinadas, explícitas e legítimas, e não serão processados posteriormente de forma incompatível com tais finalidades (limitação das finalidades). Seus dados pessoais são coletados de forma adequada e pertinente e estão limitados às finalidades do processamento (minimização dos dados). Seus dados pessoais estão corretos, atualizados e todas as medidas razoáveis são tomadas para que os dados incorretos, tendo em vista os fins para os quais são processados, sejam apagados ou atualizados (exatidão).
Comprometemo-nos a implementar os procedimentos internos adequados para conscientizar todos os nossos funcionários e garantir o respeito a essas regras em nossa organização. Além disso, nos comprometemos a implementar as medidas técnicas e organizacionais apropriadas para garantir um nível adequado de segurança e proteger seus dados pessoais desde o estabelecimento das nossas operações de processamento. Por fim, impomos por meio de contrato o mesmo nível de proteção de dados pessoais aos nossos terceirizados. Para garantir que essas regras sejam aplicadas como se devem, designamos um Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (DPO) que é o representante da Commission Nationale de l'Informatique et des Libertés (CNIL), a autoridade responsável pela proteção de dados pessoais na França.
5.1. Finalidades do processamento As principais finalidades para as quais seus dados pessoais são usados seguem abaixo: a) Prestar nossos serviços Generalidades: a fim de gerenciar suas reservas, as modalidades da sua viagem e suas compras, precisamos processar a maioria das informações listadas na seção 3.1. Entre outros, precisamos dos seus dados de identificação para identificá-lo e emitir sua passagem. Para enviar todas as informações relacionadas ao seu voo, às diversas etapas da sua viagem (check-in, embarque) e às mudanças no status do seu voo, precisamos dos seus dados de contato. Para prestar um serviço que atenda às suas expectativas, também processamos todos os dados relacionados à sua viagem e às suas preferências, particularmente se você criou uma conta pessoal. Base legal para o processamento: processamos seus dados pessoais pois são necessários para a execução do seu contrato de transporte e a prestação dos nossos serviços. b) Administrar sua adesão aos nossos programas de fidelidade Generalidades: para que você ou sua empresa possam desfrutar dos descontos e bônus oferecidos pelos nossos programas de fidelidade, processamos seu nome, dados de contato, informações de membro, informações de reserva, compras e, quando aplicável, qualquer interação ou comunicação com nossos serviços (ver seção 3.1.a, b, c, e, f). Base legal para o processamento: processamos esses dados pessoais pois são necessários para a execução do seu contrato de adesão e a administração das suas contas e dos benefícios associados. c) Prestar nossos serviços on-line ou nos aplicativos móveis e proporcionar a melhor experiência possível Generalidades: usamos, por exemplo, seu nome e as informações relativas ao seu voo quando você faz seu check-in pelo nosso aplicativo móvel. Alguns dos nossos serviços on-line e o aplicativo utilizam sua localização para, por exemplo, indicar um dado ponto mais próximo. A fim de facilitar o uso dos nossos serviços on-line ou nossos aplicativos e proporcionar a melhor experiência possível, podemos analisar sua forma de usar as mídias digitais que disponibilizamos, particularmente por meio de cookies e tecnologias semelhantes (ver seção 3.1.g). Nosso objetivo é, por exemplo, entender qual canal digital (e-mail, rede social) ou dispositivo (desktop, tablet ou smartphone) você prefere para adaptar nossa comunicação ao canal ou dispositivo digital que você usa com mais frequência. Se interromper sua sessão de reserva no nosso site, podemos enviar-lhe um e-mail com um link para sua sessão de modo que você possa continuar de onde parou. Este tipo de e-mail será enviado apenas se você pediu ou aceitou receber nossas atualizações e ofertas especiais por e-mail (ver seção 4.1.e). Você pode revogar seu consentimento para esses e-mails a qualquer momento clicando no link de cancelamento do cadastro, alterando suas preferências de comunicação em sua conta (se disponível) ou entrando em contato conosco (ver seção "9. COMO EXERCER SEUS DIREITOS?" abaixo). Base legal para o processamento: processamos seus dados pessoais pois são necessários para a execução do seu contrato de transporte e a prestação dos nossos serviços, mas também para os fins dos interesses legítimos acima descritos, com o objetivo de poder atendê-lo da melhor maneira pelo canal de sua preferência. Seus dados de localização são processados com base em seu consentimento. d) Elaborar estudos estatísticos e melhorar nossos produtos e serviços Generalidades: elaboramos estudos sobre o uso dos nossos serviços, programas de fidelidade, sites, aplicativos móveis e redes sociais, bem como sobre as tendências comportamentais e as preferências dos nossos clientes e usuários. Os resultados das nossas pesquisas servem para desenvolver serviços e ofertas melhores para nossos clientes, aperfeiçoar nossos programas de fidelidade, prestar um serviço otimizado ao cliente e lapidar a criação e o conteúdo dos nossos sites e aplicativos móveis. Categorias de dados pessoais: para proceder às nossas pesquisas, podemos recorrer às categorias de dados pessoais descritas na seção 3.1. Além disso, as várias enquêtes que realizamos servem para medir sua satisfação e entender melhor suas expectativas. Por exemplo, usamos seus dados de reserva e os serviços extras que você compra (bagagens adicionais e opções de assento) para otimizar nossos serviços e propor ofertas mais relevantes. Se nossas análises mostrarem, por exemplo, que os passageiros de determinados voos são mais propensos a selecionar opções de assento que permitem dispor de mais espaço, podemos usar essas informações para oferecer mais assentos do mesmo tipo em voos semelhantes. Base legal para o processamento: processamos seus dados pessoais para os fins dos interesses legítimos acima descritos. De acordo com a regulamentação aplicável, você tem o direito de se opor, fundamentando-se em motivos próprios à sua situação específica, ao processamento dos seus dados pessoais para fins de estudos estatísticos (consulte a seção "9. COMO EXERCER SEUS DIREITOS?"). e) Para medir o desempenho das nossas campanhas de marketing: Podemos usar seus dados pessoais para medir o desempenho das nossas campanhas de marketing por meio dos nossos parceiros publicitários descritos na seção 5.1.e). f) Enviar atualizações e ofertas especiais adaptadas aos seus interesses Generalidades: se você se cadastrou, enviamos anúncios e ofertas personalizados por e-mail para produtos e serviços relativos à nossa companhia aérea. É possível cancelar seu cadastro a qualquer momento (ver condições abaixo). Canais: passamos por canais variados, como e-mail, notificações push móveis, carta, espaço publicitário em sites, e redes sociais. Por exemplo:
E-mails relativos à sua reserva e à gestão do seu voo: se você reservar um voo conosco, receberá uma série de e-mails ligados à sua reserva (por exemplo, a confirmação da sua reserva, informações para o check-in e o embarque). Estas mensagens contêm anúncios e ofertas de produtos e serviços vinculados à nossa companhia aérea. E-mails contendo atualizações sobre as notícias da companhia e ofertas ligadas aos nossos produtos e serviços: esses e-mails contêm ofertas relativas aos nossos produtos e serviços, mas também serviços similares oferecidos pelos nossos parceiros. Com seu consentimento também podemos enviar e-mails em ocasiões específicas, como uma oferta especial para o seu aniversário ou ofertas personalizadas para uma próxima viagem nos meses seguintes à sua volta. E-mails do Flying Blue e Bluebiz: como membro do nosso programa de fidelidade Flying Blue, você recebe e-mails com o status da sua conta e todas as informações necessárias para a operação básica do programa. Você também pode se cadastrar para receber as últimas notícias do programa e ofertas personalizadas do Flying Blue, bem como das companhias aéreas participantes e dos nossos outros parceiros. Se você for membro do nosso programa de fidelidade BlueBiz, receberá por e-mail as últimas notícias do programa, bem como nossas ofertas ou dos nossos parceiros. Você pode consultar a Política de Privacidade do Flying Blue para obter mais informações sobre os dados pessoais que coletamos em relação à sua adesão ao programa. Você também encontra uma visão geral das companhias aéreas participantes e dos nossos parceiros Flying Blue e Bluebiz nos sites do Flying Blue e do Bluebiz . Mensagens diretas por meio de outros canais de comunicação: podemos usar outros canais de comunicação para enviar mensagens diretas contendo anúncios personalizados e ofertas especiais, como carta, notificações push móveis ou redes sociais (por ex.: Messenger, WhatsApp ou WeChat). Exibição de informações relevantes e anúncios personalizados em sites e aplicativos: consulte nossa Política de Cookies. Também podemos usar seus dados pessoais para excluir anúncios que não são mais relevantes para você. Por exemplo, se você acessar nosso site pela sua conta pessoal AIR FRANCE ou sua conta Flying Blue, ou se você visitar nossos sites por meio de um link recebido em um e-mail, associaremos seu comportamento de navegação e de clique aos detalhes da sua reserva em nossa plataforma de gestão de dados. Usamos esses dados principalmente para excluir outros anúncios depois que você tiver reservado um voo. Segmentação personalizada de público-alvo por meio de plataformas de redes sociais: Você pode optar por receber anúncios e ofertas personalizados nas plataformas de redes sociais que usa. Nós empregamos, por exemplo, o programa Facebook Custom Audience. Entre outras coisas, esse programa nos permite exibir anúncios e ofertas personalizados em seu feed de notícias nas plataformas do Facebook, incluindo o Facebook Messenger e o Instagram. Também podemos usar esse programa para excluir campanhas publicitárias nas plataformas do Facebook se, por exemplo, você já tiver recebido anúncios ou ofertas semelhantes por e-mail. Para que o Facebook possa determinar se você já tem uma conta, compartilhamos seu e-mail e número de telefone de forma segura (com hash) e pseudonimizada. Nós não compartilhamos outros dados com o Facebook. Por sua vez, o Facebook nos fornece apenas dados agregados sobre a eficácia de uma campanha publicitária. Esses dados não podem ser diretamente vinculados a você. O Facebook não nos informa se você tem ou não uma conta no Facebook. Portanto, não medimos esforços para manter seus dados pessoais seguros e confidenciais. Para determinar nosso público-alvo para uma campanha específica no Facebook, podemos usar os detalhes da sua reserva ou os dados que coletamos quando você usa nossos sites, aplicativos móveis ou outras mídias digitais. O Facebook também pode vir a usar os dados coletados sobre você para identificar um público semelhante. Isso nos permite alcançar um novo público pelo intermédio do Facebook. Você pode visitar as páginas em questão do Facebook para saber como seus dados são usados para o programa de público personalizado e como você pode controlar as informações que são usadas pelo Facebook para personalizar os anúncios que chegam até você. Você também pode consultar a Política de Privacidade do Facebook . Também podemos vir a participar de programas semelhantes oferecidos por outras redes sociais, como Google, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Snapchat, WeChat, Kakaotalk e LINE. Nós o convidamos a consultar as respectivas políticas de privacidade dessas redes sociais para saber mais sobre como seus dados são processados. Se você tiver uma conta Air France, depois de fazer o login pode acessar a página https://wwws.airfrance. fr/profile/communication-preferences e alterar sua preferência "Ofertas personalizadas da Air France" para desativá-la. Se você não tiver uma conta Air France, pode entrar em contato conosco (consulte a seção "9. COMO EXERCER SEUS DIREITOS?" abaixo). Ao entrar em contato conosco, use o e-mail para o qual você deseja revogar seu consentimento. Pode ser que você também tenha dado seu consentimento para o recebimento de anúncios e ofertas personalizados em plataformas de redes sociais ao concordar com nossa política sobre cookies. Nesse caso você pode consultar nossa Política de Gestão de Cookies para ver como revogar seu consentimento.
Ofertas personalizadas: nosso objetivo é propor ofertas para nossos serviços e produtos que sejam adaptadas aos seus interesses e relevantes em relação às suas expectativas. Para tanto, podemos usar as categorias de dados pessoais descritas na seção 3.1. Por exemplo, com o seu consentimento, podemos enviar um e-mail após a volta de uma viagem com ofertas baseadas no seu histórico de reservas, para inspirá-lo para sua próxima viagem. No mesmo tipo de mensagem, também podemos oferecer outros serviços vinculados, como aluguel de carros, serviços de seguro ou reservas de hotéis, prestados por nossos parceiros. Neste caso, todas as mensagens são enviadas pela AIR FRANCE. Nenhum dado é compartilhado com nossos parceiros para essa finalidade sem o seu consentimento. Base legal para o processamento: dependendo da natureza do seu relacionamento com a nossa companhia (cliente ou cliente em potencial) e da mensagem que enviamos, processamos seus dados pessoais conforme descrito neste parágrafo, com base em seu consentimento ou para os fins dos nossos interesses legítimos ou dos nossos parceiros (de acordo com as regras aplicáveis à prospecção comercial), para promover nossos serviços e proceder a ações de marketing direto levando em conta seu relacionamento comercial com nossa companhia. Você tem o direito de se opor ao uso dos seus dados pessoais para fins de marketing direto a qualquer momento (ver a seção "9. COMO EXERCER SEUS DIREITOS" abaixo). Cancelar cadastro: você pode cancelar o cadastro a qualquer momento para parar de receber anúncios e ofertas personalizados. Veja abaixo a explicação para cancelar seu cadastro.
E-mails: você pode cancelar o recebimento dos nossos anúncios e ofertas em nossos e-mails de reserva e do programa de fidelidade, bem como nos e-mails para os quais se cadastrou, a qualquer momento, clicando no link de cancelamento do cadastro. Se você tiver uma conta Flying Blue, também poderá cancelar o cadastro alterando suas preferências de comunicação em seu perfil. Se você cancelar o cadastro, receberá apenas os e-mails necessários para poder usar nossos serviços (por exemplo, a confirmação da sua reserva, o resumo da viagem e sua passagem eletrônica) ou, se for membro do nosso programa de fidelidade Flying Blue, apenas os e-mails relacionados à operação do programa (por exemplo, mensagens informando o status da sua conta). Carta: você pode se opor ao recebimento de ofertas personalizadas por carta entrando em contato conosco (ver a seção "9. COMO EXERCER SEUS DIREITOS" abaixo). Outros canais de comunicação: se você optou por receber anúncios e ofertas personalizados por meio de notificações móveis, poderá cancelar o cadastro alterando as configurações do seu smartphone (para as notificações push). Visite o site do seu provedor de rede social para obter mais informações sobre como cancelar o recebimento de anúncios e ofertas personalizados por meio das redes sociais (por exemplo, Messenger, WhatsApp e WeChat). Entre em contato com nosso departamento de Proteção de Dados: você pode entrar em contato conosco quando desejar para cancelar o recebimento de mensagens contendo anúncios e ofertas (ver a seção "9. COMO EXERCER SEUS DIREITOS?" abaixo).
- API (Advanced Passenger information): dados de identificação e dados relativos à viagem coletados durante o check-in;
- PNR (Passenger Name Record): dados de reserva transmitidos automaticamente à UIP.
Nós nos comprometemos a reter seus dados pessoais por um período não superior ao necessário aos efeitos para os quais são processados e descritos na seção 5 da presente Política. Esses períodos de retenção são definidos de acordo com os objetivos do processamento que realizamos e levam em conta, entre outros, as disposições legais aplicáveis que impõem um período de retenção preciso para certas categorias de dados, possíveis prazos de prescrição aplicáveis, bem como as recomendações da CNIL, a autoridade francesa em matéria de proteção de dados, relativas a certas categorias de processamento.
Esta versão é válida a partir de 15 de maio de 2021. Ela substitui a versão de 1° de março de 2021. Reservamo-nos o direito de alterar a presente Política periodicamente. Todas as alterações são publicadas em nosso site. Consulte-a sempre que puder, em especial quando reservar outros voos com nossa companhia aérea.