Rastreamento das suas bagagens, reclamações e indenizações
Declaração de extravio de bagagem
De acordo com o seu aeroporto de chegada, propomos duas soluções para declarar o extravio da sua bagagem: Online, dentro das 48h após sua chegada, ou com o serviço de bagagens da AIR FRANCE KLM antes de sair do aeroporto.
Você pode declarar o extravio de uma bagagem preenchendo o formulário abaixo, ou pelo aplicativo da Air France, dentro de 48 h após a chegada do seu voo. Para tanto, tenha em mãos o recibo da sua bagagem. Onde posso encontrar o número do recibo de bagagem? - Se você fez o check-in no aeroporto, o recibo de bagagem lhe foi entregue no balcão de despacho de bagagem. - Se você imprimiu seu cartão de embarque e etiqueta de bagagem em casa, o número do recibo está indicado na página "Recibo de bagagem" e no e-mail que lhe foi enviado. Informe o número do recibo no formulário online. Ao término da declaração, você receberá um número de dossiê. Guarde-o para poder acompanhar online o avanço da busca pela sua bagagem. Observe que certos aeroportos não permitem declarar online um extravio de bagagem.
Se você ainda não saiu do seu aeroporto de chegada, dirija-se ao serviço de bagagens da AIR FRANCE KLM*. Antes de deixar o aeroporto é obrigatório preencher um documento intitulado Property Irregularity Report (PIR). Ao término da declaração, você receberá um número de dossiê. Guarde-o para poder acompanhar o avanço da busca pela sua bagagem. *Ou seu representante.
Nossas respostas às suas perguntas
Você pode acompanhar o processamento do seu dossiê de bagagem em tempo real, pela nossa ferramenta de rastreio de bagagem online. Para tanto, tenha em mãos o número do dossiê indicado no final da sua declaração online, ou por nossa equipe quando você fez sua declaração no aeroporto.
Você incorreu em despesas com necessidades básicas (como a compra de produtos de higiene ou roupas) porque sua bagagem foi extraviada? A partir da data efetiva de recebimento da sua bagagem, você tem 21 dias para fazer um pedido de reembolso preenchendo o formulário de reclamação online, indicando os dados da conta bancária no Brasil (incluindo CPF). Não se esqueça de guardar suas notas fiscais, pois elas poderão ser solicitadas posteriormente. O limite de compensação corresponde ao equivalente em reais a cerca de 75 euros por dia de atraso da bagagem, com limite de 21 dias.
No aplicativo “Buscar” de seu dispositivo Apple, ative o “Modo Perdido” do dispositivo correspondente à sua bagagem e preencha seus dados (número de telefone ou endereço de e-mail).
Em seguida, ative a funcionalidade “Compartilhar Localização do Item” para gerar um link da AirTag.
Precisamos de seu consentimento para usar esses dados. Você pode consentir no momento de declarar a bagagem faltante (em nosso formulário on-line ou no serviço de bagagens do aeroporto de destino).
Embora o compartilhamento da localização expire automaticamente após 7 dias, recomendamos que você interrompa o compartilhamento assim que as bagagens lhe forem devolvidas.
Mesmo que as suas bagagens tenham um dispositivo de rastreamento, como um Apple AirTag™ ou SmartTag, indicando que elas estão no aeroporto, elas ainda terão de passar por determinadas etapas de processamento antes de serem liberadas para você.
Dependendo das formalidades alfandegárias, do aeroporto e de outros processos internos, pode levar algum tempo entre a localização das bagagens e a entrega ou coleta.
Informaremos quando suas bagagens estiverem disponíveis. Pedimos que só venha procurá-las quando informarmos.
Lembre-se de ativar o modo perdido em seu dispositivo de rastreamento. Se você tiver um Apple AirTag™, poderá compartilhar a localização dele conosco para ajudar em nossas buscas. Atualize também seus dados pessoais. Isso nos permitirá entrar em contato com você mais rapidamente, se necessário.