Opção Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF)
Como a sua contribuição nos ajuda? A Air France se compromete a desenvolver, o máximo possível e hoje mesmo, o uso de combustíveis sustentáveis de aviação, ou "Sustainable Aviation Fuel" (SAF). Com a sua participação, poderemos aumentar os volumes de SAFs comprados e utilizados em nossos futuros voos. Se você for membro do programa de fidelidade Flying Blue, poderá financiar esses combustíveis com suas Milhas e ganhar XPs.
Nossas respostas às suas perguntas
Os combustíveis sustentáveis de aviação (SAF, de "Sustainable Aviation Fuel"), substitutos do querosene fóssil, são uma alavanca decisiva para a descarbonização do transporte aéreo. Os SAFs emitem a mesma quantidade de CO₂ do que o querosene durante um voo. É o seu processo de fabricação que permite reduzir as emissões. Eles são fabricados com recursos não fósseis, como óleo usado ou resíduos agrícolas, e oferecem o mesmo nível de segurança durante o voo. Os SAFs selecionados pela Air France:
- Atendem aos rigorosos critérios de sustentabilidade estabelecidos pela União Europeia, incluindo para SAFs comprados fora da UE que não estejam sujeitos a esses regulamentos, e, portanto, não competem com o setor alimentício - humano ou animal - e não são produzidos a partir de óleo de palma;
Reduzem pelo menos 75% das emissões de CO₂ durante todo o ciclo de vida (da fabricação à combustão), em comparação com o querosene.
Como o custo dos SAFs é consideravelmente mais alto do que o do querosene fóssil, sua participação nos ajuda a investir ainda mais nesses combustíveis. Desde 2022 a regulamentação francesa exige que os fornecedores de combustíveis de aviação incluam um teor mínimo de SAF (atualmente 1,5%) em suas entregas para os aeroportos franceses (objeto de uma contribuição SAF já incluída no preço das passagens da Air France saindo da França). Com a sua participação, por meio da Opção Combustíveis Sustentáveis de Aviação (Sustainable Aviation Fuel, SAF), poderemos aumentar os volumes de SAFs comprados e utilizados. Cada euro será totalmente investido na compra de combustíveis sustentáveis de aviação. Sua contribuição será alocada para a compra de SAFs no prazo máximo de 12 meses após a data do seu voo, tempo necessário para reunirmos as contribuições dos nossos clientes. Em 2023, graças às contribuições livres dos nossos passageiros, conseguimos comprar 2.500 toneladas de SAFs, o que nos permitiu reduzir 7.000 toneladas de emissões de CO2 dos nossos voos.
O transporte aéreo pode gerar outros impactos no clima além das emissões de CO2 . Ainda é difícil medir esses outros impactos no contexto de um único voo. As faixas brancas que podem ser vistas no rastro das aeronaves, ou "contrails", compostas de vapor de água e fuligem, podem, se forem persistentes, contribuir para as mudanças climáticas. Portanto, seu efeito de aquecimento é significativo, da mesma ordem de grandeza do CO2. A Air France está trabalhando com seus parceiros científicos e industriais para implementar soluções que reduzam a formação desses rastros persistentes. Diversos estudos indicam que os combustíveis sustentáveis de aviação (SAFs) podem limitar consideravelmente esses efeitos.