Política de Privacidade

Nossos compromissos em termos de proteção da vida privada

A Air France está empenhada em oferecer a seus clientes uma experiência de viagem única, no respeito e na proteção da vida privada de cada um. Assim, nossa Política de Privacidade foi criada para ajudá-lo a entender melhor como usamos seus dados pessoais, os meios de proteção implementados e como você pode exercer seus direitos. • Sempre processamos seus dados de acordo com as regras de proteção de dados da UE e as outras legislações aplicáveis em termos de privacidade, a fim de protegê-los de todo e qualquer acesso não autorizado e garantir a segurança das transferências de dados. • Somos transparentes quanto à maneira como usamos os dados que coletamos. • Explicamos claramente como você se beneficia ao compartilhar seus dados conosco e adaptamos nossa comunicação às suas necessidades e preferências. • Fazemos isso em uma linguagem fácil de ser entendida e durante toda a viagem com a Air France e suas companhias aéreas parceiras. • Damos-lhe controle sobre seus dados e usamos seu feedback para melhorarmos continuamente. • Garantimos a segurança dos seus dados. No caso pouco provável de violação dos seus dados, agiremos para interromper o vazamento o quanto antes e o informaremos imediatamente. • Se precisarmos compartilhar seus dados fora da nossa organização, para que eles possam nos ajudar a prestar-lhe serviços e entender melhor suas necessidades, isso estará explicitamente declarado em nossa Política de Privacidade. Não vendemos nem alugamos seus dados pessoais a nenhuma organização externa sem o seu consentimento. • Somos dignos de confiança para o processamento dos seus dados e adotamos medidas a fim de proteger seus dados pessoais e mantê-los seguros.

Proteção dos seus dados pessoais

No âmbito do uso dos seus serviços e, particularmente, dos serviços acessíveis em seu site ou seus aplicativos móveis, a AIR FRANCE, na qualidade de responsável pelo processamento, coleta e processa dados pessoais que lhe dizem respeito. A presente Política de Privacidade ("Política") aplica-se a todos os dados que processamos quando, entre outros, você faz uma reserva, compra uma passagem, viaja conosco, compra ou usa nosso leque de serviços, visita nosso site, usa nossos aplicativos móveis, ou quando interage conosco pelos diversos canais que disponibilizamos. É importante que você tome conhecimento dessa Política, bem como de qualquer outra política de privacidade que possamos vir a lhe enviar – como a Política de Privacidade do Flying Blue se fizer parte do nosso programa de fidelidade –, para que fique plenamente informado sobre os processamentos de dados pessoais que lhe dizem respeito, os meios aplicados para protegê-los e as modalidades segundo as quais você pode exercer seus direitos. A presente Política não é um contrato e não acarreta nenhuma obrigação contratual.

Na Política, "AIR FRANCE" designa a Sociedade AIR FRANCE, companhia aérea francesa, com sede social no endereço 45, rue de Paris, 95747 Roissy CDG cedex, França. Para mais informações, consulte nossa página voltada para o site corporativo da AIR FRANCE. "KLM" designa a Koninklijke Luchtvaart Maatschappij NV (que também opera sob o nome de KLM Royal Dutch Airlines, ou KLM), companhia aérea holandesa, com sede social no endereço Amsterdamseweg 55, 1182 GP Amstelveen, Holanda. Para mais informações, consulte a seção "Sobre a KLM" no sitewww.klm.com. A AIR FRANCE e a KLM são sociedades do grupo AIR FRANCE-KLM.  Nossos programas de fidelidade Flying Blue e Bluebiz  são propostos em parceria com a companhia aérea KLM. No contexto da execução desses programas, a AIR FRANCE e a KLM são igualmente responsáveis pelo processamento dos seus dados pessoais e a responsabilidade que incumbe a cada uma delas foi determinada por intermédio de um acordo. Para exercer seus direitos em relação ao processamento dos seus dados pessoais no âmbito desses programas, entre em contato com o Departamento de Proteção de Dados da AIR FRANCE ou da KLM como definido na Política de Privacidade do Flying Blue ou na seção "9. COMO EXERCER SEUS DIREITOS?" da presente Política. Trabalhamos em estreita colaboração com a KLM para facilitar o exercício dos seus direitos, responder às dúvidas e tratar as reclamações que você possa ter. Inclusive, você encontra informações sobre o processamento dos seus dados pessoais em relação ao programa Flying Blue na Política de Privacidade em questão no site do Flying Blue e informações em relação ao programa BlueBiz  na presente Política, bem como naPolítica de Privacidade da KLM.

Como o respeito à privacidade é uma das nossas principais preocupações e está no centro da experiência que desejamos oferecer por meio do uso dos nossos serviços, comprometemo-nos a garantir um alto nível de proteção para os dados pessoais dos nossos clientes, clientes em potencial, usuários do nosso site ou nossos aplicativos móveis e, de modo mais geral, qualquer pessoa envolvida em nossas operações de processamento.  Comprometemo-nos a cumprir as regulamentações aplicáveis a todos os processamentos de dados pessoais que implementamos, em particular as disposições da Lei francesa "Informática e Liberdades" de 6 de janeiro de 1978 emendada, e do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (Regulamento da UE 2016/679) ou "RGPD".  Mais especificamente, estamos comprometidos com os seguintes princípios:

  • Seus dados pessoais são processados de forma lícita, leal e transparente (licitude, lealdade, transparência).
  • Seus dados pessoais são coletados para finalidades determinadas, explícitas e legítimas, e não serão processados posteriormente de forma incompatível com tais finalidades (limitação das finalidades).
  • Seus dados pessoais são coletados de forma adequada e pertinente e estão limitados às finalidades do processamento (minimização dos dados).
  • Seus dados pessoais estão corretos, atualizados e todas as medidas razoáveis são tomadas para que os dados incorretos, tendo em vista os fins para os quais são processados, sejam apagados ou atualizados (exatidão).

Comprometemo-nos a implementar os procedimentos internos adequados para conscientizar todos os nossos funcionários e garantir o respeito a essas regras em nossa organização.   Além disso, nos comprometemos a implementar as medidas técnicas e organizacionais apropriadas para garantir um nível adequado de segurança e proteger seus dados pessoais desde o estabelecimento das nossas operações de processamento.  Por fim, impomos por meio de contrato o mesmo nível de proteção de dados pessoais aos nossos terceirizados.  Para garantir que essas regras sejam aplicadas como se devem, designamos um Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (DPO) que é o representante da Commission Nationale de l'Informatique et des Libertés (CNIL), a autoridade responsável pela proteção de dados pessoais na França.

3.1. Categorias corriqueiras de dados pessoais Podemos coletar e processar as categorias de dados pessoais a seguir:  a) Nome, número de passaporte e outros dados de identificação Quando você faz uma reserva, os dados de identificação que coletamos podem incluir sua forma de tratamento, seu nome e sobrenome, seu sexo, sua data de nascimento, sua nacionalidade, seu país de residência e as informações que constam em seus documentos de viagem (passaporte ou carteira de identidade). Se você adicionar outros passageiros ao seu dossiê de reserva ou reservar um voo para outras pessoas, coletaremos também os dados de identificação deles. Neste caso, você deverá se certificar de que essas pessoas entendem que coletamos os dados pessoais delas, como os utilizamos e as modalidades segundo as quais elas podem exercer seus direitos. No caso de menores de idade desacompanhados, coletamos os dados de identificação dos pais ou do responsável legal, bem como das pessoas encarregadas de deixar a criança no aeroporto de partida e de ir buscá-la no aeroporto de chegada. Se você criou uma conta pessoal, pode salvar essas informações e escanear seu documento de viagem no aplicativo móvel da AIR FRANCE para utilizá-lo em suas futuras reservas. O uso deste recurso é opcional. De acordo com as leis e os regulamentos franceses e internacionais, a não comunicação ou a inexatidão de certos dados podem levar a uma decisão de recusa do embarque ou da entrada em um território estrangeiro (por exemplo, por decisão de um serviço aduaneiro), sem que a AIR FRANCE possa ser responsabilizada por isto. Para mais informações sobre as formalidades de entrada aplicáveis em função do seu país de destino, consulte a seçãoFormalidades. b) Dados de contato, informações de conta pessoal ou de cadastro Seus dados de contato incluem seu número de telefone e seu e-mail. Quando você cria uma conta pessoal ou se cadastra para um serviço específico, podemos também registrar seu endereço postal, suas informações de login e qualquer outro dado que você nos transmita pelos formulários de cadastro correspondentes. No caso de menores de idade desacompanhados, coletamos os dados de contato dos pais ou do responsável legal, bem como das pessoas encarregadas de deixar a criança no aeroporto de partida e de ir buscá-la no aeroporto de chegada. Se você viajar a negócios, também podemos coletar informações relativas à sua empresa, tais como a razão social e o endereço, por meio dos números de contrato ou referências de conta Bluebiz correspondentes. c) Informações sobre suas reservas, compras de passagens ou de outros serviços Quando você faz uma reserva em um dos nossos voos, processamos os dados que você transmite nesta ocasião. Esses dados contêm os detalhes dos seus voos, bem como os preços e as datas das suas reservas. Também processamos as informações relativas aos serviços que você pode selecionar como complemento, dos quais bagagens adicionais e opções de assentos, além dos dados necessários para finalizar e pagar sua reserva. Quando você compra produtos no site Air France Shopping, coletamos também as informações relativas a essas compras. d) Informações relacionadas à sua viagem Quando você viaja conosco, processamos as informações ligadas à sua viagem, como seu itinerário, seu check-in on-line ou no aeroporto, seu cartão de embarque digital ou impresso e informações sobre seus companheiros de viagem. Igualmente, podemos coletar suas necessidades específicas de assistência para se deslocar no aeroporto e a bordo das nossas aeronaves, assim como suas preferências alimentares, se selecioná-las no momento da reserva. A fim de facilitar seus deslocamentos no aeroporto, enviar alertas sobre o status do seu voo e garantir um serviço de confiança e pontual, também podemos coletar, com certos organismos de gestão aeroportuária (por exemplo, Paris Aéroport), dados ligados à confirmação da sua passagem pelos diversos pontos de controle que constituem seu percurso no aeroporto. Para os aeroportos equipados com dispositivos de controle biométrico opcionais, coletamos apenas a confirmação da verificação da sua identidade nas diversas etapas do seu percurso (check-in, despacho de bagagem, embarque), bem como os dados que nos permitem ligar automaticamente essa informação à sua reserva e levar a cabo seu embarque. Não coletamos nem processamos nenhum dado biométrico que lhe diga respeito. Para mais informações sobre a coleta e o uso dos seus dados pessoais no âmbito desses dispositivos de embarque biométrico, consulte as políticas de privacidade dos organismos ou autoridades responsáveis pelo processamento. Por fim, para certos destinos e devido ao contexto sanitário relacionado à pandemia de Covid-19, podemos ser legalmente obrigados a coletar e controlar os documentos exigidos (atestados, comprovantes, questionários, teste negativo de Covid-19) pelas autoridades do seu país de destino para fins de saúde pública, antes do embarque ou do desembarque. Para preparar sua viagem e obter a lista dos documentos exigidos, consulte o siteTraveldoc. e) Informações sobre nossos programas de fidelidade Quando você se associa aos nossos programas de fidelidade Flying Blue e BlueBiz, processamos seu número de membro, seu saldo de Milhas ou Blue Credits, seus bônus e benefícios, seu tipo de adesão, seu estatuto e outras informações relacionadas à sua conta. Também registramos as transações nas quais você ganha ou gasta Milhas ou Blue Credits. Registramos, entre outros, o tipo de transação (por ex.: um voo), a data da transação, as Milhas ou os Blue Credits ganhos ou gastos e o vendedor (Air France, KLM ou parceiros). Ademais, podemos coletar informações sobre sua adesão a um outro programa parceiro durante sua reserva, a fim de proporcionar os benefícios correspondentes. Podemos usar as informações relativas à sua adesão ao Flying Blue a fim de prestar ou divulgar nossos serviços (ver seção 5.1. abaixo). Para mais informações sobre os dados pessoais que coletamos em relação à sua adesão ao programa, consulte a Política de Privacidade do Flying Blue. f) Adesão a nossas outras ofertas ou programa (cartões de assinante, Cartão Jovem ou Idoso, Cartão Week-End, Serviço Kids, Serviço Saphir) Quando você se cadastra para uma das nossas ofertas ou programa, coletamos as informações necessárias para validar seu cadastro e prestar o serviço em questão e outros serviços correspondentes durante sua viagem. g) Ativação dos serviços de entretenimento ligados à sua viagem (Pass Wi-Fi Air France CONNECT e Air France Play) Quando você se cadastra para uma das nossas ofertas de entretenimento, coletamos as informações necessárias para validar seu cadastro e prestar o serviço em questão e outros serviços correspondentes durante sua viagem. Seus dados de navegação na internet não são armazenados h) Interações, comunicação por via eletrônica ou telefônica Quando você se comunica conosco por e-mail, por "chat" diretamente on-line ou pelas redes sociais, salvamos essas conversas. Podemos também gravar as chamadas telefônicas quando você entra em contato com nosso atendimento ao cliente por telefone para controlar a qualidade do nosso serviço ou para efeitos probatórios ou de prevenção de fraude. Registramos também suas preferências de comunicação, por exemplo, quando você se cadastra ou cancela o cadastro de uma das nossas newsletters ou quando opta por receber informações relacionadas à sua reserva (como o cartão de embarque e as atualizações do status de voo) por meio de outros canais (como WhatsApp, Facebook, Messenger ou WeChat). i) Informações que coletamos quando você usa nossos sites, nossos aplicativos móveis e outros serviços digitais Quando você visita nossos sites ou usa um dos nossos aplicativos móveis, podemos registrar seu endereço IP, tipo de navegador, sistema operacional, site de referência, bem como seu comportamento de navegação ou de uso do aplicativo. Também coletamos informações por meio de cookies ou outras tecnologias semelhantes. Para mais informações, consulte nossa Política de Gestão de Cookies. Nós retemos o fato de que você abre nossos e-mails ou os links contidos nesses e-mails. Podemos associar essas informações a outros dados que já dispomos a seu respeito. Com sua autorização, por meio do aplicativo móvel da AIR FRANCE, também podemos receber dados sobre sua localização ou ter acesso a certos dados armazenados no seu celular, tais como fotografias, contatos e dados relativos à sua agenda. O acesso aos contatos é utilizado para preencher automaticamente os formulários "Companheiros de viagem" ou "Cadastro no Flying Blue".  Assim, você transmite suas informações pessoais sem ter que inseri-las à mão. O uso desses recursos é opcional. j) Informações sobre as redes sociais A fim de facilitar a criação da sua conta, bem como suas futuras conexões, você tem a possibilidade de vincular essa conta à maioria das redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, etc.). De tal maneira, você usufrui de uma navegação otimizada no nosso site ou nossos aplicativos móveis. Neste caso, não compartilhamos nenhum dado pessoal a seu respeito com os provedores dessas redes sociais. Por parte do Facebook, recebemos estatísticas sobre visitantes em relação à nossa página do Facebook. Encontre mais informações sobre os dados pessoais que recebemos por meio da rede social que você usa, bem como sobre a alteração das suas configurações, no site do seu provedor de rede social e em sua política de privacidade. k) Outras informações que você decide dividir conosco Nós processamos as informações que você escolhe dividir conosco, por exemplo, quando compartilha seus interesses e preferências no nosso site, deixa um comentário na nossa página do Facebook ou responde a um questionário de satisfação do cliente. 3.2. Categorias específicas de dados pessoais Como mencionado na seção anterior e, a fim de prestar o serviço adequado, podemos ser levados a coletar informações consideradas de cunho sensível em relação às leis aplicáveis em termos de proteção de dados pessoais. Com efeito, esses dados, tais como necessidades específicas de assistência ou preferências alimentares, podem dar, indiretamente, indicações sobre sua origem étnica, crenças religiosas ou estado de saúde e se enquadrar no artigo 9 do RGPD. Esses dados são coletados apenas com seu consentimento – quando você seleciona os serviços correspondentes no momento da reserva – e só são usados para prestar o serviço em questão durante sua viagem. Naturalmente, você pode se recusar a dar seu consentimento no momento da coleta dessas informações, mas isso pode acarretar a impossibilidade de usufruir de tais serviços.   Os dados biométricos também estão sujeitos a regras mais rígidas. Entretanto, como mencionado na seção 3.1.d, não coletamos nem processamos nenhum dado biométrico a seu respeito quando os aeroportos de ou para os quais operamos estão equipados com esses dispositivos. 3.3 Cookies e tecnologias semelhantes Quando você usa nosso site ou nossos aplicativos móveis, coletamos informações por meio de cookies e outras tecnologias semelhantes. Para mais informações, tome conhecimento da nossa Política de Gestão de Cookies. 3.4 Serviços, aplicativos, eventos, campanhas ou competições especiais No que tange a certos serviços, aplicativos, eventos, campanhas, jogos ou competições específicas que podemos oferecer para melhorar sua experiência como cliente, em complemento aos nossos serviços habituais, podemos coletar outros tipos de dados além dos descritos na presente Política. Neste caso, de acordo com a regulamentação aplicável, as informações relativas ao processamento desses dados podem lhe ser comunicadas por meio de menções ou políticas de privacidade específicas quando você baixa o aplicativo ou se cadastra para o serviço, evento, campanha ou competição, por meio do formulário correspondente. 3.5 Coleta de dados de menores de idade  Os dados pessoais relativos a menores de 16 anos de idade são coletados e processados apenas com o consentimento prévio dos pais ou responsáveis legais.   Se os dados pessoais relativos a menores de 16 anos de idade forem coletados sem esse consentimento pelo site, aplicativos ou sites móveis da AIR FRANCE, os pais ou responsáveis legais podem opor-se ao(s) processamento(s) correspondente(s) ou solicitar a remoção desses dados (consulte a seção "9. COMO EXERCER SEUS DIREITOS?").

No âmbito do nosso relacionamento, podemos coletar as categorias de dados pessoais supracitadas por meios variados:  a) Coletamos os dados pessoais que você nos transmite diretamente Assim, coletamos os dados pessoais quando você reserva um voo conosco, faz compras, procede ao seu check-in, cria uma conta on-line, se cadastra em um dos nossos programas de fidelidade, faz uma solicitação ou reclamação, responde a uma pesquisa de satisfação, deixa uma mensagem nas nossas redes sociais, entra em contato com nosso atendimento ao cliente, conversa com um conselheiro ou um "chatbot", se cadastra para receber nossos e-mails ou notificações móveis, ou para um dos nossos eventos, jogos ou campanhas específicas. b) Recebemos seus dados pessoais por parte do seu operador de turismo ou agência de viagens, dos nossos parceiros aéreos ou de outras empresas envolvidas na organização e gestão das suas viagens. Recebemos seus dados por parte desses terceiros via o sistema de reservas (GDS ou outra tecnologia) para poder prestar nossos serviços. Por exemplo, quando você reserva um voo pelo intermédio de uma agência de viagens ou um site de reservas on-line, recebemos todos os dados necessários para gerenciar sua reserva e realizar sua viagem. As empresas envolvidas na organização e gestão das suas viagens também são responsáveis pelo processamento dos seus dados pessoais. Encontre mais informações sobre a forma como elas processam seus dados pessoais em suas respectivas políticas de privacidade. c) Recebemos dados pessoais de parceiros que participam dos nossos programas de fidelidade Nossos programas de fidelidade Flying Blue e BlueBiz são propostos pela AIR FRANCE e a KLM (ver também a seção "1. QUEM SOMOS?" acima). Em vários países, oferecemos o programa Flying Blue em parceria com as companhias aéreas participantes. Graças aos nossos programas de fidelidade, você pode ganhar ou gastar Milhas e Blue Credits quando usa nossos serviços, os das companhias aéreas participantes e os de outros parceiros (como redes de hotéis ou empresas de aluguel de automóveis). Para que você possa desfrutar destes benefícios, compartilhamos alguns dos seus dados pessoais com esses terceiros. Por exemplo, se você comprar um serviço de um dos nossos parceiros, ele compartilhará conosco o número de Milhas que você ganhou para que possamos atualizar seu saldo. Encontre a lista das companhias aéreas participantes e dos nossos parceiros nos nossos sites doFlying Bluee do Bluebiz. As companhias aéreas participantes e os outros parceiros também são responsáveis pelo processamento dos seus dados pessoais. Encontre mais informações sobre a forma como eles processam seus dados pessoais em suas respectivas políticas de privacidade. d) Quando você usa nosso site ou nossos aplicativos móveis, coletamos informações por meio de cookies e tecnologias semelhantes. A AIR FRANCE usa seus próprios cookies e cookies de terceiros. Para mais informações, tome conhecimento da nossaPolítica de Gestão de Cookies. e) Se você costuma usar as redes sociais, também podemos receber informações do seu provedor de rede social. Para mais informações, consulte a seção "3. Quais são as diversas categorias de dados pessoais que processamos?" acima.

5.1. Finalidades do processamento  As principais finalidades para as quais seus dados pessoais são usados seguem abaixo: a) Prestar nossos serviços Generalidades: a fim de gerenciar suas reservas, as modalidades da sua viagem e suas compras, precisamos processar a maioria das informações listadas na seção 3.1. Entre outros, precisamos dos seus dados de identificação para identificá-lo e emitir sua passagem. Para enviar todas as informações relacionadas ao seu voo, às diversas etapas da sua viagem (check-in, embarque) e às mudanças no status do seu voo, precisamos dos seus dados de contato. Para prestar um serviço que atenda às suas expectativas, também processamos todos os dados relacionados à sua viagem e às suas preferências, particularmente se você criou uma conta pessoal. Base legal para o processamento: processamos seus dados pessoais pois são necessários para a execução do seu contrato de transporte e a prestação dos nossos serviços. b) Administrar sua adesão aos nossos programas de fidelidade Generalidades: para que você ou sua empresa possam desfrutar dos descontos e bônus oferecidos pelos nossos programas de fidelidade, processamos seu nome, dados de contato, informações de membro, informações de reserva, compras e, quando aplicável, qualquer interação ou comunicação com nossos serviços (ver seção 3.1.a, b, c, e, f). Base legal para o processamento:  processamos esses dados pessoais pois são necessários para a execução do seu contrato de adesão e a administração das suas contas e dos benefícios associados. c) Prestar nossos serviços on-line ou nos aplicativos móveis e proporcionar a melhor experiência possível Generalidades: usamos, por exemplo, seu nome e as informações relativas ao seu voo quando você faz seu check-in pelo nosso aplicativo móvel. Alguns dos nossos serviços on-line e o aplicativo utilizam sua localização para, por exemplo, indicar um dado ponto mais próximo. A fim de facilitar o uso dos nossos serviços on-line ou nossos aplicativos e proporcionar a melhor experiência possível, podemos analisar sua forma de usar as mídias digitais que disponibilizamos, particularmente por meio de cookies e tecnologias semelhantes (ver seção 3.1.g). Nosso objetivo é, por exemplo, entender qual canal digital (e-mail, rede social) ou dispositivo (desktop, tablet ou smartphone) você prefere para adaptar nossa comunicação ao canal ou dispositivo digital que você usa com mais frequência. Se interromper sua sessão de reserva no nosso site, podemos enviar-lhe um e-mail com um link para sua sessão de modo que você possa continuar de onde parou. Este tipo de e-mail será enviado apenas se você pediu ou aceitou receber nossas atualizações e ofertas especiais por e-mail (ver seção 4.1.e). Você pode revogar seu consentimento para esses e-mails a qualquer momento clicando no link de cancelamento do cadastro, alterando suas preferências de comunicação em sua conta (se disponível) ou entrando em contato conosco (ver seção "9. COMO EXERCER SEUS DIREITOS?" abaixo). Base legal para o processamento: processamos seus dados pessoais pois são necessários para a execução do seu contrato de transporte e a prestação dos nossos serviços, mas também para os fins dos interesses legítimos acima descritos, com o objetivo de poder atendê-lo da melhor maneira pelo canal de sua preferência. Seus dados de localização são processados com base em seu consentimento. d) Elaborar estudos estatísticos e melhorar nossos produtos e serviços Generalidades: elaboramos estudos sobre o uso dos nossos serviços, programas de fidelidade, sites, aplicativos móveis e redes sociais, bem como sobre as tendências comportamentais e as preferências dos nossos clientes e usuários. Os resultados das nossas pesquisas servem para desenvolver serviços e ofertas melhores para nossos clientes, aperfeiçoar nossos programas de fidelidade, prestar um serviço otimizado ao cliente e lapidar a criação e o conteúdo dos nossos sites e aplicativos móveis. Categorias de dados pessoais: para proceder às nossas pesquisas, podemos recorrer às categorias de dados pessoais descritas na seção 3.1. Além disso, as várias enquêtes que realizamos servem para medir sua satisfação e entender melhor suas expectativas. Por exemplo, usamos seus dados de reserva e os serviços extras que você compra (bagagens adicionais e opções de assento) para otimizar nossos serviços e propor ofertas mais relevantes. Se nossas análises mostrarem, por exemplo, que os passageiros de determinados voos são mais propensos a selecionar opções de assento que permitem dispor de mais espaço, podemos usar essas informações para oferecer mais assentos do mesmo tipo em voos semelhantes. Base legal para o processamento: processamos seus dados pessoais para os fins dos interesses legítimos acima descritos. De acordo com a regulamentação aplicável, você tem o direito de se opor, fundamentando-se em motivos próprios à sua situação específica, ao processamento dos seus dados pessoais para fins de estudos estatísticos (consulte a seção "9. COMO EXERCER SEUS DIREITOS?"). e) Para medir o desempenho das nossas campanhas de marketing:  Podemos usar seus dados pessoais para medir o desempenho das nossas campanhas de marketing por meio dos nossos parceiros publicitários descritos na seção 5.1.e). f) Enviar atualizações e ofertas especiais adaptadas aos seus interesses Generalidades: se você se cadastrou, enviamos anúncios e ofertas personalizados por e-mail para produtos e serviços relativos à nossa companhia aérea. É possível cancelar seu cadastro a qualquer momento (ver condições abaixo). Canais: passamos por canais variados, como e-mail, notificações push móveis, carta, espaço publicitário em sites, e redes sociais. Por exemplo:

  • E-mails relativos à sua reserva e à gestão do seu voo: se você reservar um voo conosco, receberá uma série de e-mails ligados à sua reserva (por exemplo, a confirmação da sua reserva, informações para o check-in e o embarque). Estas mensagens contêm anúncios e ofertas de produtos e serviços vinculados à nossa companhia aérea.
  • E-mails contendo atualizações sobre as notícias da companhia e ofertas ligadas aos nossos produtos e serviços: esses e-mails contêm ofertas relativas aos nossos produtos e serviços, mas também serviços similares oferecidos pelos nossos parceiros. Com seu consentimento também podemos enviar e-mails em ocasiões específicas, como uma oferta especial para o seu aniversário ou ofertas personalizadas para uma próxima viagem nos meses seguintes à sua volta.
  • E-mails do Flying Blue e Bluebiz: como membro do nosso programa de fidelidade Flying Blue, você recebe e-mails com o status da sua conta e todas as informações necessárias para a operação básica do programa. Você também pode se cadastrar para receber as últimas notícias do programa e ofertas personalizadas do Flying Blue, bem como das companhias aéreas participantes e dos nossos outros parceiros. Se você for membro do nosso programa de fidelidade BlueBiz, receberá por e-mail as últimas notícias do programa, bem como nossas ofertas ou dos nossos parceiros. Você pode consultar a Política de Privacidade do Flying Blue para obter mais informações sobre os dados pessoais que coletamos em relação à sua adesão ao programa. Você também encontra uma visão geral das companhias aéreas participantes e dos nossos parceiros Flying Blue e Bluebiz nos sites doFlying Bluee do Bluebiz.
  • Mensagens diretas por meio de outros canais de comunicação: podemos usar outros canais de comunicação para enviar mensagens diretas contendo anúncios personalizados e ofertas especiais, como carta, notificações push móveis ou redes sociais (por ex.: Messenger, WhatsApp ou WeChat).
  • Exibição de informações relevantes e anúncios personalizados em sites e aplicativos: consulte nossa Política de Cookies. Também podemos usar seus dados pessoais para excluir anúncios que não são mais relevantes para você. Por exemplo, se você acessar nosso site pela sua conta pessoal AIR FRANCE ou sua conta Flying Blue, ou se você visitar nossos sites por meio de um link recebido em um e-mail, associaremos seu comportamento de navegação e de clique aos detalhes da sua reserva em nossa plataforma de gestão de dados. Usamos esses dados principalmente para excluir outros anúncios depois que você tiver reservado um voo.
  • Segmentação personalizada de público-alvo por meio de plataformas de redes sociais: Você pode optar por receber anúncios e ofertas personalizados nas plataformas de redes sociais que usa. Nós empregamos, por exemplo, o programa Facebook Custom Audience. Entre outras coisas, esse programa nos permite exibir anúncios e ofertas personalizados em seu feed de notícias nas plataformas do Facebook, incluindo o Facebook Messenger e o Instagram. Também podemos usar esse programa para excluir campanhas publicitárias nas plataformas do Facebook se, por exemplo, você já tiver recebido anúncios ou ofertas semelhantes por e-mail. Para que o Facebook possa determinar se você já tem uma conta, compartilhamos seu e-mail e número de telefone de forma segura (com hash) e pseudonimizada. Nós não compartilhamos outros dados com o Facebook. Por sua vez, o Facebook nos fornece apenas dados agregados sobre a eficácia de uma campanha publicitária. Esses dados não podem ser diretamente vinculados a você. O Facebook não nos informa se você tem ou não uma conta no Facebook. Portanto, não medimos esforços para manter seus dados pessoais seguros e confidenciais. Para determinar nosso público-alvo para uma campanha específica no Facebook, podemos usar os detalhes da sua reserva ou os dados que coletamos quando você usa nossos sites, aplicativos móveis ou outras mídias digitais. O Facebook também pode vir a usar os dados coletados sobre você para identificar um público semelhante. Isso nos permite alcançar um novo público pelo intermédio do Facebook. Você pode visitar as páginas em questão do Facebook para sabercomo seus dados são usados para o programa de público personalizadoecomo você pode controlar as informações que são usadas pelo Facebookpara personalizar os anúncios que chegam até você. Você também pode consultar aPolítica de Privacidade do Facebook. Também podemos vir a participar de programas semelhantes oferecidos por outras redes sociais, como Google, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Snapchat, WeChat, Kakaotalk e LINE. Nós o convidamos a consultar as respectivas políticas de privacidade dessas redes sociais para saber mais sobre como seus dados são processados. Se você tiver uma conta Air France, depois de fazer o login pode acessar a páginahttps://wwws.airfrance. fr/profile/communication-preferences e alterar sua preferência "Ofertas personalizadas da Air France" para desativá-la. Se você não tiver uma conta Air France, pode entrar em contato conosco (consulte a seção "9. COMO EXERCER SEUS DIREITOS?" abaixo). Ao entrar em contato conosco, use o e-mail para o qual você deseja revogar seu consentimento. Pode ser que você também tenha dado seu consentimento para o recebimento de anúncios e ofertas personalizados em plataformas de redes sociais ao concordar com nossa política sobre cookies. Nesse caso você pode consultar nossa Política de Gestão de Cookiespara ver como revogar seu consentimento.

Ofertas personalizadas: nosso objetivo é propor ofertas para nossos serviços e produtos que sejam adaptadas aos seus interesses e relevantes em relação às suas expectativas. Para tanto, podemos usar as categorias de dados pessoais descritas na seção 3.1. Por exemplo, com o seu consentimento, podemos enviar um e-mail após a volta de uma viagem com ofertas baseadas no seu histórico de reservas, para inspirá-lo para sua próxima viagem. No mesmo tipo de mensagem, também podemos oferecer outros serviços vinculados, como aluguel de carros, serviços de seguro ou reservas de hotéis, prestados por nossos parceiros. Neste caso, todas as mensagens são enviadas pela AIR FRANCE. Nenhum dado é compartilhado com nossos parceiros para essa finalidade sem o seu consentimento. Base legal para o processamento: dependendo da natureza do seu relacionamento com a nossa companhia (cliente ou cliente em potencial) e da mensagem que enviamos, processamos seus dados pessoais conforme descrito neste parágrafo, com base em seu consentimento ou para os fins dos nossos interesses legítimos ou dos nossos parceiros (de acordo com as regras aplicáveis à prospecção comercial), para promover nossos serviços e proceder a ações de marketing direto levando em conta seu relacionamento comercial com nossa companhia. Você tem o direito de se opor ao uso dos seus dados pessoais para fins de marketing direto a qualquer momento (ver a seção "9. COMO EXERCER SEUS DIREITOS" abaixo). Cancelar cadastro: você pode cancelar o cadastro a qualquer momento para parar de receber anúncios e ofertas personalizados. Veja abaixo a explicação para cancelar seu cadastro.

  • E-mails: você pode cancelar o recebimento dos nossos anúncios e ofertas em nossos e-mails de reserva e do programa de fidelidade, bem como nos e-mails para os quais se cadastrou, a qualquer momento, clicando no link de cancelamento do cadastro. Se você tiver uma conta Flying Blue, também poderá cancelar o cadastro alterando suas preferências de comunicação em seu perfil. Se você cancelar o cadastro, receberá apenas os e-mails necessários para poder usar nossos serviços (por exemplo, a confirmação da sua reserva, o resumo da viagem e sua passagem eletrônica) ou, se for membro do nosso programa de fidelidade Flying Blue, apenas os e-mails relacionados à operação do programa (por exemplo, mensagens informando o status da sua conta).
  • Carta: você pode se opor ao recebimento de ofertas personalizadas por carta entrando em contato conosco (ver a seção "9. COMO EXERCER SEUS DIREITOS"  abaixo).
  • Outros canais de comunicação:  se você optou por receber anúncios e ofertas personalizados por meio de notificações móveis, poderá cancelar o cadastro alterando as configurações do seu smartphone (para as notificações push). Visite o site do seu provedor de rede social para obter mais informações sobre como cancelar o recebimento de anúncios e ofertas personalizados por meio das redes sociais (por exemplo, Messenger, WhatsApp e WeChat).
  • Entre em contato com nosso departamento de Proteção de Dados: você pode entrar em contato conosco quando desejar para cancelar o recebimento de mensagens contendo anúncios e ofertas (ver a seção "9. COMO EXERCER SEUS DIREITOS?" abaixo).

f) Comunicar com você Usamos seus dados de contato para nos comunicarmos com você sobre nossos serviços ou programas de fidelidade, informá-lo sobre seu voo, responder às suas perguntas e tratar suas reclamações,  seja qual for o canal escolhido:  comunicação por via eletrônica ou telefônica, notificações móveis, redes sociais, chatbot, etc. Base legal para o processamento: processamos seus dados pessoais pois são necessários para a execução do seu contrato de transporte e a prestação dos nossos serviços. g) Garantir a segurança dos nossos voos Qualquer incidente que afete a segurança ou a proteção de um voo pode ser objeto de um registro computadorizado e/ou apresentação de queixa e levar, no caso de infrações graves, ao banimento dos passageiros em questão dos voos da Air France. Esse registro computadorizado é realizado principalmente para garantir a gestão dos eventos significativos ligados à segurança dos voos e, em particular, eventos ligados ao comportamento de passageiros indisciplinados. Neste contexto, as informações das pessoas envolvidas podem ser acessadas apenas pelo pessoal autorizado da Air France e são mantidas por 5 anos. Quando uma queixa é apresentada, os dados são usados para monitorar os processos legais em andamento e mantidos por toda a duração dos processos e das medidas tomadas. Esses dados também são usados para fins de estatística e análise sistêmica em termos de segurança dos voos de forma anonimizada. No caso de banimento notificado pela companhia, devido a infrações graves, as pessoas em questão são informadas por carta, antes do procedimento, sobre a duração da aplicação dessas medidas especiais de segurança, e têm a possibilidade de transmitir seus comentários dentro do prazo estabelecido. Para esse processamento, medidas técnicas e organizacionais reforçadas são implementadas a fim de proteger esses dados. Para mais informações sobre como acessar e retificar esses dados, consulte a seção "9. COMO EXERCER SEUS DIREITOS?" abaixo. Base legal para o processamento: processamos esses dados para cumprir nossas obrigações legais ou regulatórias e também em nosso interesse legítimo de garantir a segurança dos nossos voos e dos outros passageiros. O processamento da recusa de embarque nas aeronaves da companhia foi autorizado pela CNIL (deliberação n.° 2016-240 de 21 de julho de 2016). h) Gerenciar nossos litígios, prevenir fraudes ou cumprir nossas obrigações legais Coletamos, armazenamos e usamos seus dados para fins comerciais internos, como manutenção de registros, gestão dos nossos litígios, prevenção da inadimplência e combate à fraude. Em caso de fraude, podemos incluir seus dados pessoais em nossos sistemas de controle interno e de alerta. Além disso, processamos seus dados pessoais de acordo com as nossas obrigações legais e tributárias. Podemos ser obrigados por lei a coletar e compartilhar suas informações de identificação, bem como de reserva e viagem, com autoridades públicas ou organizações governamentais para fins de controle fronteiriço, imigração, entrada no território de um país, segurança ou combate ao terrorismo. Base legal para o processamento: Processamos esses dados para cumprir nossas obrigações legais ou regulatórias e também em nosso interesse legítimo, particularmente para a gestão de litígios, a prevenção da inadimplência e o combate à fraude. i) Verificar as condições necessárias à obtenção do número de credenciamento para a "tarifa de residente" nas rotas de serviço público da Air France e da Air Corsica Se você morar na Córsega, poderá usufruir de tarifas especiais (denominadas "tarifa de residente") nas rotas de serviço público da Air France e da Air Corsica. A concessão dessas tarifas está condicionada à obtenção de um número de credenciamento, concedido on-line mediante a apresentação de um comprovante de residência fiscal principal e efetiva na Córsega. Os documentos enviados pelos passageiros que solicitaram um número de credenciamento "residente" pelo intermédio do nosso site são armazenados temporariamente pelo tempo "estritamente necessário" para verificar e conceder um possível número de credenciamento, sendo em seguida sistematicamente destruídos. Para saber mais sobre esse dispositivo, você pode consultar apolítica de privacidadeem questão. Base legal para o processamento:   a Air France e a Air Corsica, na qualidade de responsáveis conjuntas pelo processamento dos dados, coletam e processam seus dados pessoais com base legal no seu consentimento e no seu interesse, a fim de prestar o seguinte serviço: emissão de um número de credenciamento pessoal intransferível, denominado número de "residente da Córsega". Esse processamento é realizado para lhe oferecer um serviço adaptado ao comprar passagens de ida e volta partindo da Córsega com a Air France e a Air Corsica, em rotas de serviço público. j) Oferecer serviços específicos, aplicativos, eventos, competições ou campanhas excepcionais Para serviços específicos, aplicativos, eventos, competições ou campanhas excepcionais, podemos usar seus dados pessoais para finalidades diferentes das descritas nessa Política de Privacidade. Nós o informamos sobre essas finalidades quando você se inscreve para o serviço, evento, competição ou campanha, ou quando baixa o aplicativo em questão. 5.2 Base legal Conforme mencionado nas finalidades acima descritas, podemos processar seus dados pessoais somente se tivermos uma base legal para fazê-lo. Em muitas ocorrências, a base legal para o processamento dos seus dados é "necessário para a execução do seu contrato de transporte" e, de forma mais geral, para a prestação dos nossos serviços. Alguns processamentos de dados pessoais podem ser baseados na coleta do seu consentimento. Neste caso, você pode revogá-lo a qualquer momento para o processamento em questão (ver a seção "9. COMO EXERCER SEUS DIREITOS?"  abaixo). Em algumas situações, podemos usar seus dados pessoais se nós (ou terceiros) tivermos um interesse legítimo em fazê-lo. Sempre efetuamos uma avaliação cuidadosa de todos os interesses: os seus, os de terceiros e os da nossa companhia. Com base nisso, por exemplo, processamos seus dados em particular para garantir a segurança dos nossos voos ou para fins de pesquisa estatística ou de marketing direto, ou para proporcionar descontos e ofertas personalizadas (ver 5.1.d, e f, h e i acima para mais informações). Podemos ter a obrigação legal de processar seus dados, por exemplo, para cumprir formalidades dos serviços de imigração (ver 5.1.h acima para mais informações). Se você se recusar a nos transmitir os dados pessoais de que precisamos para executar o contrato ou atender a uma exigência legal, é provável que não possamos prestar todos ou parte dos serviços que você solicitou. Por exemplo, poderemos cancelar seu voo ou não conseguir prestar os serviços adicionais que você solicitou. Se você transmitir informações incompletas ou incorretas, poderemos recusar o embarque ou a entrada em um território estrangeiro de acordo com as leis internacionais aplicáveis.

6.1. Generalidades A fim de garantir a prestação dos nossos serviços e, dadas as nossas atividades em diversos países, oferecer a mesma experiência em todos os nossos destinos, devemos compartilhar seus dados pessoais com destinatários internos e externos. Dentro da nossa companhia, seus dados são processados por um pessoal devidamente autorizado: tripulação, conselheiros das centrais de atendimento ao cliente, departamento de vendas, agentes operacionais, departamento de TI, etc. Também podemos transmitir seus dados a terceiros, como as empresas do nosso Grupo, incluindo a KLM, companhias aéreas parceiras, suas agências de viagens, provedores de serviços de pagamento, prestadores de serviços ou terceirizados, etc., para as finalidades descritas no ponto 6.2. A este respeito, lembramos que exigimos que todos os nossos terceirizados implementem medidas rigorosas de sigilo e proteção dos dados pessoais processados, em aplicação da regulamentação e da presente Política. 6.2 Compartilhamento dos seus dados com terceiros  Podemos transmitir ou compartilhar seus dados pessoais com terceiros para as finalidades a seguir: a) Para facilitar suas reservas e a execução das suas viagens Para gerenciar suas compras, reservas ou as modalidades da sua viagem, podemos compartilhar seus dados pessoais com terceiros que processam essas informações em nosso nome ou nos ajudam a prestar nossos serviços em todo o mundo, como as centrais de atendimento ao cliente ou operadores aeroportuários, bem como outras empresas envolvidas na execução da sua viagem, como gestores aeroportuários, provedores de sistema de reserva (GDS ou outra tecnologia) ou agências de viagens. Consulte as políticas de privacidade desses terceiros para obter mais informações.   De acordo com a sua reserva e os voos incluídos em sua viagem, seus dados também podem ser transmitidos a outras companhias aéreas que operam alguns desses voos, bem como a prestadoras de serviço de transporte ferroviário ou terrestre. Podem se tratar de companhias aéreas do nosso Grupo ou parceiros externos, em especial os membros da nossa aliança SkyTeam. Esse compartilhamento de informações pode ser necessário para que sua viagem seja realizada, mas também para assegurar a continuidade do serviço e o reconhecimento do seu status de "Frequent Flyer" durante toda a viagem, facilitar a gestão da sua reserva, especialmente em caso de interrupção inesperada, e garantir a segurança de todas as operações aéreas dentro da aliança. Para mais informações sobre as empresas do nosso Grupo e as companhias aéreas com as quais trabalhamos, consulte nosso sitecorporate.airfrance.com. Você também pode se referir ao ponto b) na seção "4. COMO COLETAMOS SEUS DADOS PESSOAIS?". b) Para respaldar nossas operações e a prestação dos nossos serviços Para a prestação dos nossos serviços, também recorremos a outros tipos de terceiros, como provedores de serviços de TI específicos, de redes sociais, agências de marketing ou serviços externos de detecção e prevenção de fraude. Tal como para todos os nossos terceirizados, é requerido que eles salvem seus dados pessoais de forma adequada e os processem apenas de acordo com nossas instruções, em aplicação da regulamentação e da presente Política.  Dentro do grupo Air France-KLM, nossas atividades de processamento são respaldadas por bancos de dados e sistemas centralizados que podem ser hospedados ou gerenciados por uma empresa do grupo em nome de outras empresas do grupo. Ainda, para fins de eficácia, além dos serviços relacionados à viagem, certas funções operacionais e comerciais podem ser realizadas por uma das empresas do grupo para outras empresas do grupo. Isto significa que as empresas do nosso grupo podem ter acesso aos seus dados pessoais no decorrer dessas operações de processamento. As empresas do nosso grupo podem processar seus dados pessoais apenas no âmbito dessas atividades e de acordo com a presente Política. c) Para gerenciar nossos programas de fidelidade e benefícios associados Para mais informações, consulte a seção "1. QUEM SOMOS?" e o ponto c) na seção "4. COMO COLETAMOS SEUS DADOS PESSOAIS?". d) Para melhorar nossos serviços on-line e nossos aplicativos móveis Para mais informações, consulte o ponto c) na seção "5. PARA QUAIS FINALIDADES SEUS DADOS PESSOAIS SÃO USADOS?"  e) Para gerenciar as contas dos nossos clientes corporativos e suas políticas de viagem Se você reservar um voo pela conta da empresa do seu empregador, ele terá acesso a certas informações da reserva, tais como o preço da passagem, as datas da viagem e o seu destino. Seu empregador é responsável pela maneira como ele processa seus dados pessoais. f) Para processar pagamentos e reembolsos Para processar os pagamentos e reembolsos das suas compras e reservas, podemos comunicar certos dados a terceiros, tais como bancos, instituições financeiras ou prestadores de serviços de pagamento. Em muitos casos, esses prestadores de serviços de pagamento também efetuam controles antifraude. Esses terceiros dispõem de suas próprias políticas de privacidade, que se aplicam à forma como usam seus dados pessoais. g) Para permitir que nossos parceiros preferenciais proponham campanhas de marketing personalizadas por meio dos seus canais de mídia habituais Podemos compartilhar suas informações criptografadas com parceiros específicos, que poderão usá-las para exibir anúncios relevantes a fim de promover seus produtos em seus canais de mídia habituais. Nossos parceiros preferenciais também têm suas próprias políticas de privacidade, que se aplicam à forma como usam seus dados pessoais. h)Para medir o desempenho das nossas campanhas de marketing Para mais informações, consulte o parágrafo "e)" na seção 5.1 "Finalidades do processamento". i) Para permitir que nossos parceiros prestem seus serviços e os adaptem às suas necessidades Podemos compartilhar suas informações com terceiros que ofereçam serviços ou produtos que possam ser acessados por nosso intermédio (por exemplo, um voo em outra companhia aérea, acomodação em hotel ou aluguel de carro).  Também podemos compartilhar determinadas informações não personalizadas (como destino, data e duração da viagem) com esses parceiros para que eles possam personalizar e aprimorar os serviços que prestam. Nesse caso, essas trocas são realizadas por meio de terceiros confiáveis. Nossos parceiros também têm suas próprias políticas de privacidade, que se aplicam à forma como usam seus dados pessoais. 6.3 Serviços, aplicativos, eventos, campanhas ou competições especiais No que tange a certos serviços, aplicativos, eventos, campanhas, jogos ou competições específicas que podemos oferecer para melhorar sua experiência como cliente, em complemento aos nossos serviços habituais, podemos compartilhar seus dados com terceiros além dos descritos na presente Política (por exemplo, quando organizamos uma campanha ou um evento em colaboração com um parceiro ou quando incorporamos seus serviços em nossos aplicativos). Neste caso, de acordo com a regulamentação aplicável, as informações relativas ao processamento desses dados podem lhe ser comunicadas por meio de menções ou políticas de privacidade específicas quando você baixa o aplicativo ou se cadastra para o serviço, evento, campanha ou competição, por meio do formulário correspondente. 6.4. Autoridades públicas Como para qualquer companhia aérea, de acordo com as leis e os regulamentos aplicáveis na França e em escala mundial, podemos ser legalmente obrigados a coletar e compartilhar seus dados de identificação (por exemplo, as informações do seu passaporte), bem como informações da sua reserva e viagem, com as autoridades públicas francesas (alfândega, imigração, polícia, etc.) ou dos países de ou para os quais você está viajando para efeitos de controle fronteiriço, formalidades de imigração, entrada no território ou combate ao terrorismo ou qualquer outro crime grave.   Para os voos operados pela Air France, que partem da França em direção a um país não membro da União Europeia ou que partem de um país não membro da União Europeia em direção à França, de acordo com a Lei francesa n.° 78-18 de 6 de janeiro de 1978 emendada, relativa à informática e liberdades, e com o artigo L. 232-7 do Código de Segurança Interna, informamos que os dados a seguir podem ser transmitidos à Unidade de Informação de Passageiros (UIP) conforme as modalidades de processamento e para as finalidades estipuladas no decreto n.° 2014-1095 de 26/09/2014:

  • API (Advanced Passenger information): dados de identificação e dados relativos à viagem coletados durante o check-in;
  • PNR (Passenger Name Record): dados de reserva transmitidos automaticamente à UIP.

A Unidade de Informação de Passageiros (UIP) é um serviço da administração francesa encarregado de coletar os dados dos passageiros transmitidos pelas transportadoras aéreas, agências de viagens e operadores de turismo ou de estadia que frete toda ou parte de uma aeronave. Para mais informações, consulte o site a seguir: https://pnr.gouv.fr/fr/traveler/Para obter a lista dos outros países membros da União Europeia que coletam essas informações no âmbito da aplicação da Diretiva Europeia n.° 2016/681 de 27 de abril de 2016 relativa ao uso dos dados PNR, consulte o link a seguir: :https://eur-lex.europa.eu/legal-contentTambém podemos ser legalmente obrigados a compartilhar alguns dos seus dados com as autoridades públicas dos países situados no seu itinerário para fins de saúde pública (ver seção 3.1.d acima). Em determinados casos, podemos também ser levados a comunicar certos dados aos organismos e poderes públicos, agentes de polícia, tribunais ou quaisquer outros terceiros autorizados, se a divulgação dessas informações for exigida pela legislação, regulamentação ou procedimentos legais vigentes (como uma intimação ou uma ordem judicial), se for necessária para a proteção ou a defesa dos nossos direitos, e de terceiros, contra ações judiciais, ou por razões de interesse público na área da saúde e da segurança públicas. 6.5. Sites de terceiros  Nossos sites e aplicativos móveis contêm links para sites de terceiros. Se você clicar nesses links, sairá dos nossos sites e aplicativos móveis. A presente Política de Privacidade não se aplica aos sites desses terceiros. Para mais informações sobre a forma como esses terceiros processam seus dados pessoais, consulte as respectivas políticas de privacidade e/ou políticas de gestão de cookies.

Nós nos comprometemos a reter seus dados pessoais por um período não superior ao necessário aos efeitos para os quais são processados e descritos na seção 5 da presente Política. Esses períodos de retenção são definidos de acordo com os objetivos do processamento que realizamos e levam em conta, entre outros, as disposições legais aplicáveis que impõem um período de retenção preciso para certas categorias de dados, possíveis prazos de prescrição aplicáveis, bem como as recomendações da CNIL, a autoridade francesa em matéria de proteção de dados, relativas a certas categorias de processamento.

Para as finalidades indicadas na seção 5 da presente Política, podemos transferir seus dados pessoais (nome, sobrenome, número de passaporte, detalhes da viagem, etc.) a destinatários que estejam estabelecidos em outros países que não o seu país de residência e, particularmente, fora da União Europeia.    Essas transferências são feitas, entre outros, para oferecer nossos serviços, gerenciar sua reserva, organizar sua viagem e, mais genericamente, para a devida execução do seu contrato de transporte ou porque as sociedades do nosso grupo, nossos parceiros ou nossos prestadores de serviços operam de diferentes países. Encontre os destinos que servimos no nosso site, seção"Destinos e malha aérea AIR FRANCE". As legislações dos países para os quais transferimos seus dados pessoais podem não proporcionar o mesmo nível de proteção.  Se essas transferências forem necessárias para oferecer nossos serviços e, em especial, transportá-lo para esses países, nos comprometemos a garantir o mesmo nível de proteção dos seus dados pessoais, de acordo com as exigências do RGPD, inclusive pela assinatura, caso a caso, das cláusulas contratuais padrões definidas pela Comissão Europeia, ou qualquer outro mecanismo descrito no regulamento.  Além disso, podemos ser obrigados, se as leis aplicáveis assim o exigirem, a transferir seus dados pessoais, particularmente seus dados de identificação ou de viagem, para autoridades públicas ou governamentais de países incluídos em seu itinerário e situados fora da União Europeia. Consulte o ponto 6.4 da seção "6. QUEM PODE VIR A ACESSAR SEUS DADOS PESSOAIS?"

9.1 Seus direitos De acordo com a regulamentação aplicável, em especial as disposições do RGPD e a Lei francesa "Informática e Liberdades" de 6 de janeiro de 1978 emendada, você pode entrar em contato conosco (ver seção 9.4. abaixo) para exercer seus direitos de (a) acesso, (b) retificação, (c) remoção, (d) limitação do processamento de dados, bem como seus direitos de (e) portabilidade dos dados e (f) oposição. Além disso, você dispõe legalmente do direito de definir diretrizes quanto ao destino dos seus dados pessoais após seu óbito.  a) O direito de acesso Você tem o direito de solicitar a confirmação de que estamos processando dados pessoais que lhe dizem respeito e, neste caso, receber uma cópia deles. Quando atendemos a uma solicitação de exercício do direito de acesso, comunicamos também informações adicionais, tais como as finalidades dos processamentos em questão, as categorias de dados pessoais, bem como qualquer outra informação relativa a esses processamentos. b) O direito de retificação Você tem o direito de solicitar a retificação dos seus dados pessoais se constatar que estes estão incorretos. Tendo em conta as finalidades do processamento em questão, você também pode solicitar que sejam completados, o que pode implicar a comunicação de dados adicionais. c) O direito de remoção Você dispõe do direito de solicitar a remoção dos seus dados pessoais. Tal direito só pode ser exercido em certos casos, quando um dos motivos previstos no artigo 17 do RGPD se aplicar. Pode se tratar, por exemplo, de dados pessoais que não são mais necessários aos fins para os quais os coletamos ou que tenham sido processados ilegalmente. Se você exercer esse direito e se um dos motivos se aplicar à sua solicitação, procederemos à remoção dos seus dados pessoais o quanto antes. d) O direito à portabilidade dos dados Você tem o direito de solicitar, em um formato estruturado, comumente utilizado e legível por máquina, a comunicação dos dados pessoais que nos transmitiu diretamente, se o processamento for automatizado e baseado na obtenção do seu consentimento ou na execução de um contrato que teria assinado. Esse direito não se aplica às outras bases legais para o processamento. Se necessário, e quando tecnicamente possível, você também pode solicitar diretamente a transferência desses dados para outro responsável pelo processamento.    e) O direito à limitação do processamento dos dados Você tem o direito de obter a limitação do processamento dos seus dados pessoais. Isto significa que marcamos esses dados, se de fato os retivermos, com o intuito de suspender temporariamente o processamento. Esse direito pode ser exercido pelos motivos previstos no artigo 18 do RGPD, particularmente quando a exatidão dos seus dados pessoais for contestada. Esse direito não dá origem à remoção dos dados e somos obrigados a informá-lo antes que a limitação do processamento correspondente seja retirada. f) O direito de oposição Você tem o direito de se opor ao processamento dos seus dados pessoais. Isto significa que você pode solicitar a cessação do processamento dos seus dados pessoais. Para nossos negócios, esse direito se aplica apenas nos casos em que nossos interesses legítimos (incluindo o estabelecimento de perfil resultante) fundamentam a base legal para o processamento (ver "5.2. Base legal" acima). Por exemplo, você pode se opor, a qualquer momento e gratuitamente, ao processamento dos seus dados pessoais para fins de marketing direto, inclusive para fins de estabelecimento de perfil, na medida em que estejam relacionados a esse marketing direto. Se exercer esse direito, não processaremos mais seus dados pessoais para essas finalidades. Você também pode, quando estiver em contato com nosso atendimento ao cliente, se opor à gravação da sua chamada telefônica, cujo intuito é melhorar a qualidade do serviço, evitar litígios e chamadas mal-intencionadas, indicando diretamente ao conselheiro. 9.2 Revogação do seu consentimento Quando a lei assim o exigir para certas finalidades de processamento (exemplo: prospecção por via eletrônica), seus dados serão usados apenas após a obtenção do seu consentimento expresso.  Você pode revogar seu consentimento a qualquer momento, seguindo as instruções específicas relativas aos processamentos em questão. Assim, você pode revogar seu consentimento clicando no link de cancelamento de cadastro contido em nossos e-mails (exemplo: newsletter da AIR FRANCE), alterando suas preferências de comunicação em sua conta, se a opção estiver disponível (exemplo:  acessando sua conta Flying Blue), ou alterando as configurações do seu smartphone para as notificações móveis push e os dados de localização. Para mais informações sobre como você pode revogar seu consentimento para os cookies e outras tecnologias semelhantes que empregamos quando você visita nossos sites ou usa nossos aplicativos móveis, consulte nossaPolítica de Gestão de Cookies9.3. Recusa de determinadas solicitações Os direitos acima descritos não se aplicam a todas as situações. Com efeito, de acordo com a regulamentação aplicável, podemos ter razões para recusar determinadas solicitações. Para cada solicitação, avaliamos cuidadosamente se essa derrogação é válida e o informamos em conformidade. Por exemplo, podemos rejeitar sua solicitação de acesso se tal for necessário para proteger os direitos e liberdades de outras pessoas ou nos recusarmos a remover seus dados pessoais no caso de o processamento desses dados ser necessário para cumprir exigências legais. O direito à portabilidade dos dados não se aplica, por exemplo, se não tiver sido você que transmitiu os dados pessoais ou se processarmos os dados de outro modo do que com base no seu consentimento ou na execução de um contrato. 9.4 Contato para o exercício dos direitos Quando você deseja exercer seus direitos, basta enviar uma solicitação ao Departamento de Proteção de Dados da AIR FRANCE:  AIR FRANCE Délégué à la Protection des Données/Data Protection Officer - ST.AJ IL 45, rue de Paris 95747 Roissy CDG Cedex França E-mail: mail.data.protection@airfrance.fr Para que sua solicitação seja tratada da melhor forma possível, pedimos que anexe a ela os elementos necessários à sua identificação (nome, sobrenome, e-mail, cópia de um documento oficial de identidade, tal como carteira de identidade ou passaporte, número Flying Blue, etc.) e qualquer outra informação necessária para confirmar sua identidade. As solicitações são tratadas o quanto antes e de acordo com a lei aplicável. Por outro lado, qualquer solicitação que não seja abrangida pela proteção de dados pessoais não poderá ser tratada. Você também pode entrar em contato conosco se tiver alguma dúvida, comentário ou reclamação quanto à presente Política. Se desejar exercer seus direitos relativos ao processamento dos seus dados pessoais no âmbito dos nossos programas de fidelidade Flying Blue e BlueBiz, você também pode entrar em contato com o Departamento de Proteção de Dados da KLM: KLM Royal Dutch Airlines Privacy Office - AMSPI BP 7700 1117 ZL Aeroporto de Schiphol Holanda E-mail: KLMPrivacyOffice@klm.comA AIR FRANCE e a KLM colaborarão quando necessário para garantir o exercício dos seus direitos ou atendê-lo em todas as suas dúvidas ou reclamações. 9.5. Dúvidas, comentários ou reclamações Não deixe de entrar em contato conosco se tiver dúvidas ou comentários relativos a essa Política de Privacidade. Você também pode apresentar uma reclamação para a Comissão Nacional de Informática e Liberdades (CNIL), na França, ou qualquer outraautoridade competente em matéria de proteção de dados.

10.1 Nosso compromisso Garantir a segurança e o sigilo dos dados pessoais que você nos transmite é nossa prioridade. Portanto, implementamos todas as medidas técnicas e organizacionais úteis – de acordo com as disposições legais aplicáveis (em especial o artigo 32 do RGPD) – no que tange à natureza dos dados pessoais que você nos comunica e aos riscos que o processamento apresenta, a fim de preservar a segurança e, entre outros, impedir qualquer destruição, perda, alteração, divulgação, intrusão ou acesso não autorizado a esses dados, de forma acidental ou ilícita. 10.2. As medidas que tomamos em termos de segurança As transações bancárias Somos obrigados a cumprir o padrão de segurança de dados para o setor de cartões de pagamento ("a norma PCI DSS") promulgado pelo Conselho de Normas de Segurança PCI ("PCI SSC"). Essa norma foi criada para reforçar o controle das informações do titular do cartão com o intuito de reduzir o uso fraudulento dos instrumentos de pagamento. Todos os prestadores de serviços da AIR FRANCE que podem ser levados a processar dados de cartão bancário seguem a norma PCI DSS. Nós nos empenhamos para combater as práticas de usurpação de identidade na internet. É por isso que usamos, por exemplo, um dispositivo para detectar pagamentos fraudulentos feitos com cartão bancário. Esse dispositivo destina-se a protegê-lo em caso de perda ou roubo do seu cartão bancário. A proteção dos seus dados pessoais Consideramos com respeito a segurança dos dados pessoais que você nos transmite e, para tanto, implementamos diversas medidas organizacionais destinadas a reforçar a conscientização e a responsabilização dos nossos funcionários. Programas específicos dentro da nossa companhia permitem assegurar essa conscientização, bem como a partilha das devidas práticas e das normas de segurança. Neste âmbito, é colocado à disposição deles um corpus documental completo sobre os desafios da segurança da informação e da proteção da privacidade. Além disso, implementamos as medidas técnicas adequadas à natureza dos dados pessoais que você nos comunica e dos riscos que o processamento apresenta. Assim, controlamos de forma rigorosa os acessos físicos e lógicos aos servidores internos que hospedam ou processam seus dados pessoais. Protegemos nossa rede com dispositivos materiais (Firewall, IDS, DLP, etc.) e arquiteturas (incluindo protocolos protegidos do tipo TLS 1.2) conforme o estado da arte para evitar e limitar o risco de abuso digital. A evolução dos nossos dispositivos de segurança Nossos processos internos se baseiam nos mais altos padrões vigentes, incluindo o conjunto de normas ISO 27000, para manter um nível de segurança em consonância com as melhores práticas. Especialistas nos ajudam a garantir o maior nível de proteção possível. Em particular, tecemos uma relação preferencial com a ANSSI (Agência Nacional de Segurança dos Sistemas de Informação), que nos permite ser apoiados pela referência francesa em matéria de segurança cibernética. 10.3 Como se proteger?  A segurança e o sigilo dos dados pessoais dependem das práticas adequadas de cada pessoa. Quando você faz uma reserva, as referências do seu dossiê lhe são comunicadas. Essas referências de reserva devem sempre permanecer sigilosas. Divulgá-las a outros passageiros pode permitir que eles acessem suas informações de reserva pelos nossos sistemas ou os de terceiros envolvidos na execução da sua viagem (por exemplo, agências de viagens ou sites de busca e reserva on-line). Se você for viajar com outras pessoas em uma mesma reserva e não quiser que suas informações pessoais sejam reveladas a elas, recomendamos proceder a reservas separadas. Pedimos também que não comunique a terceiros as senhas que você usa para acessar nossos serviços, que sempre saia do seu perfil e da sua conta em redes sociais (em especial no caso de contas ligadas) e que feche a janela do seu navegador no fim da sessão, particularmente se acessar a internet de um computador dividido com outras pessoas. Desta forma, você evitará que outros usuários acessem seus dados pessoais. Para se prevenir do risco de hacking indireto, recomendamos usar senhas diferentes para todos os serviços on-line que você usa. Não poderemos ser responsabilizados se suas informações de login forem roubadas de uma plataforma que não é gerenciada pelos nossos serviços. Além disso, recomendamos veementemente que não divulgue a terceiros nem publique nas redes sociais nenhum documento emitido pela Air France que contenha seus dados pessoais (cartão de embarque, número da passagem, etc.) ou qualquer outra informação relativa à sua viagem. Neste caso, você fica ciente de que é responsável, entre outros, pela consulta e o entendimento das condições gerais de uso, das práticas em termos de segurança da informação e da política de privacidade aplicáveis a essas redes sociais gerenciadas por terceiros, e que não podemos ser responsabilizados pela forma como esses dados são processados, armazenados ou divulgados nessas plataformas. Para saber mais sobre as devidas práticas a serem aplicadas em termos de segurança da informação, consulte oPortal da Segurança da Informação. As condições gerais relativas a determinados serviços acessíveis a partir dos sites da Air France, seu site móvel ou seus aplicativos móveis podem definir modalidades mais precisas no quesito segurança dos seus dados pessoais. 10.4 Gestão dos incidentes de segurança Não existe risco zero e mesmo que implementemos todas as medidas reconhecidas como norma em termos de segurança, podem ocorrer imprevistos. Por este motivo, dispomos de procedimentos e recursos específicos a fim de gerenciar os incidentes de segurança nas melhores condições possíveis. Também implementamos um procedimento específico para avaliar qualquer violação dos seus dados pessoais, notificar a autoridade competente dentro do prazo previsto pela regulamentação e o alertar quando essa violação puder resultar em um risco significativo para você e infringir sua privacidade. Exercícios são realizados periodicamente para verificar o funcionamento das instalações de segurança e a adequação dos procedimentos e dispositivos implantados.

Caso você tenha alguma dúvida sobre essa Política ou a forma como seus dados pessoais são processados, entre em contato com nosso departamento encarregado da proteção de dados pessoais pelo e-mail a seguir:mail.data.protection@airfrance.fr.

Esta versão é válida a partir de 15 de maio de 2021. Ela substitui a versão de 1° de março de 2021. Reservamo-nos o direito de alterar a presente Política periodicamente. Todas as alterações são publicadas em nosso site. Consulte-a sempre que puder, em especial quando reservar outros voos com nossa companhia aérea.