Combustíveis mais sustentáveis de aviação

Os Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF, Sustainable Aviation Fuel) são substitutos do querosene fóssil. Eles oferecem o mesmo nível de controle de segurança do querosene e podem ser misturados a ele sem modificações nas aeronaves ou motores. Os SAFs são fabricados com recursos não fósseis, como óleos usados ou resíduos agrícolas.

Os SAFs reduzem significativamente as emissões de CO₂ ao longo de todo o ciclo de vida (desde a fabricação até a combustão), em comparação com o querosene fóssil. Eles emitem a mesma quantidade de CO₂ que o querosene durante um voo. É o processo de fabricação dos SAFs que permite reduzir as emissões.

Quais são os critérios de seleção dos SAFs comprados pela Air France?

Os SAFs produzidos e consumidos na União Europeia devem atender aos critérios de sustentabilidade estabelecidos nas regulamentações europeias, as mais rigorosas do mundo, que exigem que sua produção não entre em concorrência com os setores alimentares, humano ou animal, e que não sejam produzidos com óleo de palma.

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A Air France vai ainda mais longe e aplica esses critérios de sustentabilidade a todos os SAFs selecionados pela companhia aérea, incluindo aqueles fora da Europa, com base na certificação por órgãos reconhecidos internacionalmente, como a Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC) e a Mesa Redonda sobre Biomateriais Sustentáveis (RSB).

As regulamentações europeias também exigem uma redução nas emissões de CO2 de pelo menos 65% em seu ciclo de vida em comparação com o querosene. Até o momento, os SAFs selecionados pela Air France reduzem as emissões de CO2 em pelo menos 75% durante todo o seu ciclo de vida em comparação com o querosene fóssil.

SAFs: uma alavanca decisiva para descarbonizar o transporte aéreo

As regulamentações francesas exigem que os fornecedores de combustíveis incluam um teor mínimo de SAF (atualmente de 1,5%) em suas entregas para os aeroportos franceses. Os SAFs são misturados ao querosene, injetados nos sistemas de combustível dos aeroportos e usados para abastecer os aviões, indistintamente.

A produção dos SAFs ainda é muito limitada (apenas 0,2% da produção global de combustível de aviação em 2023). A fim de estimular essa produção, a Air France se compromete a usar o máximo possível desde já.

Há uma contribuição de SAF na sua passagem?

Desde 2022, inclui-se uma contribuição de SAF no preço de todas as passagens com partida da França (o valor dessa sobretaxa é indicado nos detalhes da tarifa da sua passagem, na linha: “Contribuição para Combustíveis Sustentáveis de Aviação”).

Para ir ainda mais longe e poder adquirir mais SAFs, a Air France também possibilita uma contribuição voluntária no momento da reserva da sua viagem.

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Ambições da Air France

Nossa meta é incorporar pelo menos 10% de SAFs em nível mundial até 2030, muito além do estabelecido pelas regulamentações europeias nesse quesito. Diante de uma produção ainda muito limitada, a Air France está trabalhando com seus parceiros industriais para o rápido surgimento de setores de produção em nível nacional, europeu e mundial.

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80 mil toneladas de SAFs em 2023

Em 2023, o Grupo AIR FRANCE KLM incorporou cerca de 80 mil toneladas de SAF, quase o dobro do volume incorporado em 2022, tornando o Grupo o principal usuário mundial de SAFs pelo segundo ano consecutivo.

Agradecemos o seu compromisso

Graças às suas contribuições e às de nossas empresas clientes, utilizamos 36.618 toneladas de SAFs em 2023 e, só com essa solução, evitamos a emissão de mais de 100 mil toneladas de CO₂.