E-mails e mensagens de texto fraudulentos: fique atento!
Algum e-mail ou mensagem de texto suspeita? As boas ações a serem praticadas
Ponha em prática ações simples para protegê-lo:
- preste atenção no remetente do e-mail ou da mensagem, não abra anexos e não clique em nenhum link;
- nunca transmita seus dados bancários nem seus dados pessoais.
Identificar um e-mail fraudulento
Os indícios abaixo devem alertá-lo.
- O assunto da mensagem é atrativo ou incomum, do tipo “Passagens Air France gratuitas para todos os destinos”, “Air France, seus créditos irão expirar”, etc.;
- Na mensagem é solicitado que você transmita seus dados bancários;
- O e-mail estimula a executar algo com urgência: preencher um formulário de pedido de reembolso, proceder a um pagamento, etc.;
- O conteúdo da mensagem é mal escrito ou contém erros de ortografia: “Você esqueseu o vale presenté da AirFrance”, etc.;
- O e-mail do remetente é enviado de um fornecedor de mensagem comum: Gmail, Yahoo, Hotmail, WhatsApp, etc.
Há também sites fraudulentos acessíveis pelas redes sociais que trazem ofertas falsas.
Entender melhor o que é phishing no portal de segurança digital do governo
Reconhecer um e-mail oficial
Informações comerciais
O objetivo desses e-mails é informar as promoções ou ofertas especiais, novos destinos ou serviços propostos pela Air France. Nessas mensagens, em nenhum momento pedimos suas informações pessoais.
Informações relativas à sua viagem
Se você reservou uma passagem, é possível que receba um e-mail pedindo para preencher informações exigidas pelas autoridades de seu país de destino. Também entramos em contato para que você preceda ao check-in. Nesse tipo de e-mail consta obrigatoriamente um elemento de identificação, como a referência de sua reserva ou o número de seu cartão Flying Blue.
Os e-mails oficiais da Air France são exclusivamente enviados pelos seguintes remetentes:
- admin@infos-airfrance.com
- admin@service-airfrance.com
- admin@ticket-airfrance.com
- airfrance@service.airfrance.com
- airfrance-klm@connect-passengers.com
- cartedembarquement@airfrance.fr
- check-in@service-airfrance.com
- contact@airfrance.fr
- Customer-care@airfrance.fr
- do_not_reply@info-flyingblue.com
- ElectronicTicketing@email.airfrance.fr
- enregistrement@service-airfrance.com
- FlyingBlue@airfrance-klm.com
- formalites@infos-airfrance.com
- info@service.airfrance.com
- information@info-flyingblue.com
- mail.customercare@airfranceklm.com
- mail.customersupport@airfrance.fr
- mail.informations.generales@airfrance.fr
- mail.payment.control@airfrance.fr
- mail.websupportafkl@airfrance.fr
- regulations@infos-airfrance.com
Também são usados e-mails que terminam com:
- @account-airfrance.com
- @connect-passengers.com
- @enews-airfrance.com
- @info-airfrance.com
- @infos-airfrance.com
- @ticket-airfrance.com
- @xmedia.airfrance.fr
- @websupportairfrance.com
Pesquisas, jogos, concursos...
A Air France pode convidá-lo para participar de pesquisas relativas aos nossos serviços, sondagens sobre as suas expectativas ou, ainda, jogos e concursos.
- AF_CS@tns-survey.com
- airfranceklm@digitpjms.fr
- airfranceklm@news.digitpjms.fr
- enquete@airfrance-etudebagage.fr
- enquete.web@data2decisions.com
- enqueteweb@surveys-instantsurvey.com
- flying_blue@sc-enquete.com
- nepasrepondre@af3.eu
- no-reply@mailing.insites-consulting.com
- qualityobserver@tns-nipo.com
- robot@izettle.com
- websurvey@surveys-instantsurvey.com
- airfrance-lejeu90ans@fjbmail.com
- airfrance@emailium.fr
- noreply@qemailserver.com
- noreply@airfrance.fr
- noreply@flyingblue.com
- no-reply@airfrance-challenge.com
Cuidado com as tentativas de fraude por meio de e-mails e mensagens de texto (enviadas pelo WhatsApp) fraudulentos supostamente enviados pela Air France. Esses e-mails e mensagens mal intencionados buscam obter informações confidenciais (seus dados bancários, comprovantes de identidade, etc.). Essa técnica se chama “phishing”, em português “pesca”.